Escrever é uma parte importante de nossas vidas diárias. No entanto, é uma habilidade difícil de aprender e dominar. Se você tem pensado muito em como ensinar seu filho a escrever desde cedo e contribuir para o sucesso futuro dele como estudante e como adulto, o Livríssimo tem um caminho divertido para indicar. E esse caminho passa pelo trabalho com outra habilidade importante: a leitura!
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER: Criando futuros escritores pelo hábito de leitura.
O que você pode fazer para ensinar seu filho a escrever?
Ao ensinar seu filho a escrever, é importante lembrar que muitas pessoas têm dificuldade nesta tarefa com a clareza, coerência e organização. Ser alfabetizado não significa ser um bom “escritor”, mas a falta de incentivo é um forte desencorajamento e propulsor de frustrações. É aí que o envolvimento dos pais pode fazer uma grande diferença.
A escola faz sua parte, mas o incentivo vindo de dentro de casa na tarefa de ensinar a criança a desenvolver fortes habilidades de escrita em uma idade jovem e a se tornar um escritor melhor à medida que envelhece, tem um impacto positivo ao longo da vida. Da mesma forma, pode tornar a escrita um processo agradável e tão natural quanto respirar.
A leitura e a escrita se apoiam mutuamente. Quanto mais o pequeno ou pequena tiver um hábito de leitura frequente, melhor será em ambos. Ler também pode estimular a criatividade e o desenvolvimento da própria identidade. Dicas para escrever melhor partem de atividades que tragam a leitura para o dia a dia. Como as que o Livríssimo traz frequentemente para você.
LEIA TAMBÉM: Atividades lúdicas aumentam a prontidão para a leitura?
Então, como ensinar seu filho a escrever mais e melhor?
O como ensinar seu filho a escrever depende também do quanto você está empenhado em ser um exemplo. Ao ler e escrever mais com a criança você estará construindo uma base importante e dando passos que a ajudarão a se tornar uma melhor leitora, escritora e aluna. Seus esforços agora farão a diferença e podem ser decisivos no futuro.
Os primeiros anos de leitura são uma época de referências e os livros escolhidos farão a base. Por isso, é importante selecionar bons títulos e falar positivamente sobre a leitura para que a criança a valorize além da obrigação escolar. Sempre seja paciente quando eles estiverem lendo e tente ler você mesmo o máximo possível para modelar a leitura exemplo.
CONHEÇA O CATÁLOGO DE LITERATURA DA EDITORA DO BRASIL!
A alfabetização sempre pode ser divertida e envolvente se o como ensinar seu filho a escrever for um caminho e não necessariamente o fim. É importante que o hábito de leitura flua como parte do dia a dia e se torne uma escolha, não uma obrigação. Isso ajudará a promover o amor pela leitura, conversação e pela escrita.