Atividades lúdicas aumentam a prontidão para a leitura?

Sabemos que as crianças incorporam o que vêem em seu cotidiano nas suas brincadeiras, mas a situação contrária também é verdadeira. Elas  aprendem brincando e também incorporam habilidades e conhecimentos adquiridos durante a brincadeira no seu dia a dia.  Por isso, atividades lúdicas são tão precisas no caminho para desenvolver habilidades de leitura. 

Como você, enquanto pai ou mãe, ajuda seu filho(a) a amar os livros? Muito antes do início da instrução formal de leitura na escola, é possível dar um grande impulso nessa trajetória ao ler para a criança incorporando atividades divertidas no processo. Comece escolhendo livros que brincam com as palavras, mas também não tenha medo de ler obras mais desafiadoras. Isso encorajará a criança a continuar expandindo e também aumentará o seu vocabulário.

Quais seriam as atividades lúdicas para a leitura?

A leitura, por si só, já é uma atividade que mexe com o lúdico e a imaginação. Ler boas histórias transporta adultos e crianças para outros mundos, mas no processo de aprender brincando e instigar habilidades de leitura, as atividades lúdicas têm que ocorrer com intenção, começo, meio e fim, para que você saiba exatamente como ajudar seu filho(a). 

Então, para começar, com os pequenos, explique o processo de leitura. Por exemplo, fale sobre como você lê livros da frente para trás e lê as palavras da esquerda para a direita. Você pode até omitir uma ou duas palavras ao ler e pedir para a criança mesmo fazer isso. Ademais, é sempre bom tornar o momento uma atividade de toda a família. 

Ler para as crianças ajuda-as a desenvolver a linguagem, as habilidades auditivas e as prepara para entender as palavras escritas. No entanto, algumas perdem o foco quando ficam apenas sentadas ouvindo, por isso é importante encontrar maneiras de mantê-las engajadas. Uma maneira interessante para conquistá-las  é criar uma espécie de jogo de bingo. Distribua folhas de papel ao seu filho(a) com uma lista de palavras do capítulo do livro que você está lendo para ele(a). À medida que você lê o livro, a criança escuta e circula as palavras da folha. No final do capítulo, conversem sobre as palavras, seus significados e formas.

Também é uma boa ideia ler e depois sentarem para brincar de escrever e recontar a história, de acordo com as expectativas da criança. Vocês podem transformar um livro em um quadrinho, desenhando juntos as características dos personagens. Escolha livros envolventes e torne a leitura interativa. Permita que seu filho se mova e encene histórias. A imaginação é o limite na hora de propor atividades lúdicas.

Dicas de leitura eficazes:

  • Continue lendo de forma curta e simples, mas frequente. Crianças pequenas geralmente têm períodos curtos de atenção, portanto, ler um conto várias vezes ao dia funciona melhor do que uma longa sessão de leitura. 
  • Uma rotina  antes de dormir é ótima para garantir a leitura diária com seu filho ou filha. Também é uma boa maneira de prepará-los para o sono.
  • Livros com abas ou texturas diferentes são bons para manter as mãos ocupadas. Livros com animais ou máquinas ajudam a pensar nos sons. Livros repetitivos e aqueles com itens recorrentes são ótimos para manter a criança envolvida.

Agora, se você estiver procurando pelos livros certos para esses momentos especiais, é só acessar a loja virtual da Editora do Brasil e conferir o catálogo. Tem obras para todos os gostos e tamanhos!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24