Por que montar um clube do livro infantil em casa ou no bairro? Por que eles são importantes? O que torna essa configuração diferente da leitura independente em casa? A resposta é simples, seja qual for o tipo de leitor que seu filho(a) seja: iniciar um clube do livro pode ajudar a fomentar o amor pela leitura e proporcionar uma maneira divertida de reunir a sua família e até os vizinhos do seu bairro.
CONFIRA: Literatura infantil no Brasil: crianças leem mais do que adultos?
Ah, mas tem idade certa para isso? Não. Qualquer idade é a idade certa para começar, basta apenas escolher o nível de participação apropriado para a faixa etária das crianças envolvidas. E a grande vantagem de um clube do livro infantil é que ele é uma das atividades para desenvolver a leitura mais tranquila de realizar. Neles, crianças podem realmente se perder em um livro sem testes, sem perguntas de compreensão para responder, estão ligados apenas a pura satisfação de ler.
Como montar um clube do livro infantil?
Como montar um clube do livro infantil? Onde encontrar membros interessados? Além dos seus filhos, comece verificando com os amigos deles e/ou vizinhos. Um bom tamanho para um clube do livro é de oito a 12 membros, quatro a seis pais e quatro a seis filhos.
A frequência de reuniões é bem particular de cada grupo. A maioria se reúne uma vez por mês, para que todos tenham tempo de ler o livro. O importante é descobrir seu foco: ler um tipo específico de livro ou incluir todos os tipos.
LEIA TAMBÉM: Quais os benefícios de ler em voz alta?
As crianças mais novas podem querer que o livro seja lido para elas, em vez de lerem sozinhas e, ao fim, existem poucas maneiras de tornar a leitura mais viva do que ler em voz alta. Se elas fizerem um amigo enquanto experimentam essa alegria, melhor ainda!
E, atenção:
É importante escolher uma pessoa como líder desse clube do livro infantil ou decidir por alternar os líderes a cada reunião. Essa função é vital para definir quem será o responsável por orientar a discussão, assim como pesquisar e apresentar informações sobre o autor. Crianças são curiosas e gostam de contexto.
No final do dia, existem benefícios realmente infinitos de se juntar ou montar um clube do livro: eles incentivam o trabalho em equipe, estimulam a capacidade de ouvir e reagir, criam um senso de comunidade e valorizam os livros.
Animados por aí? Que tal conferir outras dicas de como desenvolver o hábito de leitura em crianças e adolescentes? É só seguir acompanhando o Livríssimo aqui e nas redes sociais.