Como definir a maravilhosa experiência de ler um bom livro?

Você prefere nunca mais poder ouvir música ou nunca mais poder ler um bom livro? Pergunta capciosa, nós sabemos. Ambos são pilares da cultura e da arte, escolher entre eles parece impossível. Uma vida sem música ou uma vida sem leitura, é uma vida sem um dos pontos fundamentais. Como o nosso blog é sobre livros e o hábito de leitura, vamos puxar sardinha para eles, é óbvio! 

LEIA TAMBÉM: Trabalhe a inteligência emocional do seu filho com a literatura

O que é ler um bom livro?

O que há em um livro? Uma história, um cenário e personagens que fazem coisas. É escrito por um autor e as palavras dessa pessoa. Dito dessa forma simplista parece tão pouco, mas ler um bom livro é uma experiência fantástica.

Um bom livro é como uma porta para outro mundo, o início de uma aventura que pode ser só sua ou compartilhada com os seus entes queridos e com as centenas de outras pessoas que já leram ou estão lendo o mesmo livro. Ainda assim, a experiência é exclusiva para cada leitor e sua imaginação. 

Ler um bom livro é ficar acordado a noite toda para terminar um capítulo e acabar lendo o livro todo. Ler um bom livro é também lamentar a morte de personagens quase da mesma maneira que seria por amigos da vida real, assim como, celebrar as conquistas e sucessos com tanto entusiasmo quanto o destinado à realidade.

É para todas as idades e pessoas

Mas o que torna um livro bom? É uma ótima ideia de história? Um protagonista memorável? Um estilo de escrita inimitável? Grandes livros contêm todos esses elementos e um ingrediente único: a pessoalidade. Afinal, mesmo com a autoridade dos clássicos, a definição de ler um bom livro muda de pessoa para pessoa.

Essa arte única tem a capacidade de envolver, independentemente da idade e dos gostos. Só é preciso saber como escolher um bom livro para ler, considerando os seus gostos ou os gostos dos seus filhos e sentir o momento. Mas, se tudo isso soa subjetivo demais para você, não tem problema, podemos até citar fatos científicos que endossam a qualidade dessa experiência.

Segundo um estudo da Universidade de Yale, pessoas que lêem livros vivem cerca de dois anos a mais do que aquelas que não lêem, independentemente de gênero, riqueza, educação ou saúde. Isso porque a leitura profunda promove empatia e inteligência emocional, processos cognitivos que podem levar a maiores chances de sobrevivência.

Então, o que você está esperando? Sente-se e desfrute com a família de um bom livro hoje. 

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL