Você prefere nunca mais poder ouvir música ou nunca mais poder ler um bom livro? Pergunta capciosa, nós sabemos. Ambos são pilares da cultura e da arte, escolher entre eles parece impossível. Uma vida sem música ou uma vida sem leitura, é uma vida sem um dos pontos fundamentais. Como o nosso blog é sobre livros e o hábito de leitura, vamos puxar sardinha para eles, é óbvio!
LEIA TAMBÉM: Trabalhe a inteligência emocional do seu filho com a literatura.
O que é ler um bom livro?
O que há em um livro? Uma história, um cenário e personagens que fazem coisas. É escrito por um autor e as palavras dessa pessoa. Dito dessa forma simplista parece tão pouco, mas ler um bom livro é uma experiência fantástica.
Um bom livro é como uma porta para outro mundo, o início de uma aventura que pode ser só sua ou compartilhada com os seus entes queridos e com as centenas de outras pessoas que já leram ou estão lendo o mesmo livro. Ainda assim, a experiência é exclusiva para cada leitor e sua imaginação.
Ler um bom livro é ficar acordado a noite toda para terminar um capítulo e acabar lendo o livro todo. Ler um bom livro é também lamentar a morte de personagens quase da mesma maneira que seria por amigos da vida real, assim como, celebrar as conquistas e sucessos com tanto entusiasmo quanto o destinado à realidade.
É para todas as idades e pessoas
Mas o que torna um livro bom? É uma ótima ideia de história? Um protagonista memorável? Um estilo de escrita inimitável? Grandes livros contêm todos esses elementos e um ingrediente único: a pessoalidade. Afinal, mesmo com a autoridade dos clássicos, a definição de ler um bom livro muda de pessoa para pessoa.
Essa arte única tem a capacidade de envolver, independentemente da idade e dos gostos. Só é preciso saber como escolher um bom livro para ler, considerando os seus gostos ou os gostos dos seus filhos e sentir o momento. Mas, se tudo isso soa subjetivo demais para você, não tem problema, podemos até citar fatos científicos que endossam a qualidade dessa experiência.
Segundo um estudo da Universidade de Yale, pessoas que lêem livros vivem cerca de dois anos a mais do que aquelas que não lêem, independentemente de gênero, riqueza, educação ou saúde. Isso porque a leitura profunda promove empatia e inteligência emocional, processos cognitivos que podem levar a maiores chances de sobrevivência.
Então, o que você está esperando? Sente-se e desfrute com a família de um bom livro hoje.