A importância de criar o hábito de leitura na infância

Existe um ditado popular que diz que você é o que come: verduras, legumes e frutas formam, portanto, uma pessoa saudável. Quando se trata de cultivar um hábito de leitura, a máxima também é positiva. Os livros são os melhores amigos para se ter durante o crescimento e nutrição das mais potentes para a mente. Nesse sentido, desempenham um papel muito importante na educação das crianças, pois são uma espécie de guia para a jornada da vida. De livro em livro, elas se tornam o que leem. 

Os livros permitem que sejamos transportados de nosso mundo para outro. Entre as páginas, podemos mergulhar na vida de personagens fictícios e aprender sobre uma cultura totalmente diferente da nossa. Também podemos aprender novas palavras e frases, vivenciar uma variedade de emoções e adquirir habilidades e conhecimentos. Incentivar o  hábito de leitura desde cedo pode ajudar o Brasil a aumentar o seu número de leitores. 

Atualmente, esse quadro é preocupante. Para se ter uma ideia, a estimativa é de que quase metade dos brasileiros não seja leitor regular. Entre os motivos apontados estão a falta de tempo e a falta de paciência. De acordo com a última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros com mais de 5 anos de idade não são leitores, o que significa que não leram nenhum livro nos últimos três meses. 

Ter o hábito de leitura melhora a comunicação

Os livros são a melhor maneira de se familiarizar com um amplo vocabulário. O ato de ler ajuda a aprender novas palavras e demonstrar maneiras diferentes de usá-las na expressão diária. Além disso, quando mais crescidas, para entender a gramática de qualquer idioma, as crianças encontram na leitura uma forma de aumentar sua compreensão sobre ela.

Para se entender a importância da leitura, crianças que desenvolvem o hábito desde cedo são boas em compreender situações e desenvolver um senso de compreensão melhor do que aquelas que não lêem. Elas são capazes de entender situações graves e analisar o cenário de causa e efeito com maturidade. 

Ler mais constrói personalidade

Voltamos ao ponto inicial do texto: “você se torna o que lê”. Um bom livro pode transformá-lo em uma pessoa melhor. Ao cultivar o  hábito de leitura desde a infância, cria-se uma progressão no desenvolvimento emocional e social, assim como na consciência cultural. Os livros são os meios pelos quais as crianças descobrem seu próprio eu oculto e, com a ajuda desta ferramenta, podem avaliar seu desenvolvimento pessoal de tempos em tempos.

Ler pode aproximar pessoas

A leitura mantém a pessoa atualizada sobre os assuntos atuais. Mais importante ainda, ensina com as experiências de outras pessoas e, como resultado, multiplica a experiência no assunto em questão. Ler também é a melhor maneira de passar o tempo com pessoas inteligentes do presente ou do passado. É uma observação natural dizer que incentivar o  hábito de leitura é o investimento mais eficaz que você pode fazer pelo seu filho ou filha e por si mesmo. 

Ao mesmo tempo que os ajuda a se tornar uma pessoa inspiradora, criativa e inteligente, cria um elo familiar único. Pois, assim como lembramos de obras e personagens marcantes, guardamos para sempre quem nos apresentou a eles com todo o amor do mundo. Esse, é um dos fatores que influencia o  hábito de leitura dos brasileiros, segundo a “Retratos da Leitura no Brasil”. Um a cada três entrevistados (34%), disse que alguém os estimulou a gostar de ler. Os professores apareceram em primeiro lugar, apontados por 11%. Em segundo vieram a mãe ou responsável do sexo feminino, apontadas por 8%, e, em seguida, o pai ou outro responsável do sexo masculino, apontados por 4%.

Como incentivar o hábito de leitura do seu filho?

A chave para incentivar hábitos de leitura em crianças é ler com eles em casa desde a  tenra idade. Ao ler juntos com frequência, seu filho ou filha aprenderá em primeira mão a importância da leitura, ajudando-o a desenvolver a motivação para ler. No entanto, cada um aprende e processa as informações de maneira diferente. Isso significa que algumas crianças podem ter um amor natural pela leitura e outras não. Se seu filho ou filha se enquadra na segunda categoria, não se preocupe. Como família, existem muitas estratégias diferentes que você pode usar para motivá-los.

Primeiro, é importante descobrir porque eles não gostam de ler: sentem que é uma tarefa árdua? Tem dificuldades? Acham que ler é chato ou só não encontraram o livro certo? A boa notícia é que quando você sabe o porquê, pode resolver o problema e começar a tornar a leitura mais agradável. Ao aprender a tornar esse momento divertido, é mais provável que seu filho ou filha desenvolva melhores hábitos de leitura.

A Editora do Brasil tem um amplo catálogo de obras de literatura infantil, com títulos para agradar todos os gostos e idades, já que envolvem temáticas atuais, de interesse das crianças, capazes de aproximar realidades. 

Confira nossa loja virtual e compartilhe o amor por livros!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL