Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins

Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Imagine que tarefa difícil é tentar contar gota a gota do oceano. Impossível! Bom, então o jeito é pensarmos nas milhões de gotas conversando entre si sobre a história dessa família gigantesca de águas salgadas.

Quanta coisa as águas enxergam por dentro dos oceanos, não é mesmo? É por isso que a gente conta histórias fantásticas e maravilhosas: a imaginação nos surpreende avançando por lugares onde a realidade não dá conta de visitar.

Nos livros podemos encontrar experiências transformadoras de uma maneira lúdica, divertida, aliando a lógica ao imaginário.

Mas, será que podemos pensar assuntos sérios no meio de tanta invencionice? Será que podemos mergulhar nos oceanos das narrativas para investigar a fundo o que está acontecendo em nosso planeta e compreendermos qual o nosso papel nas questões de meio ambiente? Veja com a gente a seguir!

Vamos nessa? É hora de juntarmos as gotinhas para contar histórias brincando de cientista do planeta

Primeiro passo: 

Convide as crianças para uma visita guiada pela cozinha de casa e separe alguns utensílios interessantes, converse sobre os materiais utilizados para fazê-los e proponha um jogo com a seguinte pergunta: se você fosse inventar uma máquina maluca para a cozinha de casa, o que esse aparelho fantástico faria?

Lembre-se de ajudar os cientistas mirins a inventar máquinas que ajudem a preservar o meio ambiente economizando água, por exemplo, ou reaproveitando os restos de alimentos!

Segundo passo:

Proponha uma experiência para as crianças a partir de um delicioso suco de frutas. Deixe os cientistas misturarem sabores, afinal de contas, a cozinha é um laboratório!

Depois de preparar o suco e, é claro, compartilhar para que todos saboreiem, proponha a lavagem dos copos de olho na economia da água e no uso correto do sabão sem exageros, abrindo e fechando a torneira entre um ensaboar e outro. 

Terceiro passo: 

Depois dos copos lavados, pergunte para as crianças se elas imaginam o que acontece com todas as águas do planeta.

Assim, conte sobre as águas dos rios que vão desaguar nos oceanos e inclua nessas águas as tubulações de esgotos que saem das pias das cozinhas e dos ralos que se encontram espalhados por diversos lugares da casa.

Quarto passo: 

Faça um exercício de imaginação com experiências simples. A primeira delas pode ser colocar dentro de uma bacia com água os restos das frutas utilizadas no suco. Pergunte se as crianças imaginam o que acontece com o lixo que polui os rios e navega até os oceanos. Questione também, se somos capazes de gerar menos lixo no planeta. 

Quinto passo: 

Para as crianças compreenderem o ciclo da água dentro da cozinha de casa, prepare uma segunda experiência.

Separe uma frigideira, uma tampa de panela que encaixe sobre ela e coloque sobre um prato algumas pedrinhas de gelo. Deixe a frigideira sobre uma boca acesa do fogão até ficar bem quente, depois coloque uma pedrinha de gelo de cada vez para derreter, e tampe.

A água da pedra vai derreter e virar vapor se transformando numa pequena nuvem até formar gotinhas, novamente. Será que as crianças conseguirão imaginar como a natureza faz a chuva?

Troféu cientista do planeta:

Todos juntos, em família, podem colorir a experiência com desenhos de oceanos saudáveis povoados com peixes e outros seres diversos. Em seguida, um lanchinho com chá aconchegante fará o convite para uma leitura que alimentará a imaginação dessa turma de pesquisadores. Será que tem um oceano de histórias na sua estante de casa? 

Nossa dica de leitura brincalêle!

O livro “Como oceanos nos erguemos”, da autora inglesa Nicola Edwards foi um dos grandes destaques da Feira Literária de Frankfurt em 2019 e seu lançamento ocorreu de forma simultânea em vários países – a tradução da edição brasileira ficou a cargo de Nara Vidal e da Editora do Brasil.

Impresso em capa dura, com acabamento especial em relevo, o livro ilustrado pela neozelandesa Sarah Wilkins traz uma potência de reflexão sobre o meio ambiente.

É um chamado para que todos se unam em prol de um objetivo comum: o de ajudar a Terra, afinal de contas, somos gotinhas de um mesmo oceano!

Divirtam-se!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Livros com protagonistas negras: entenda a importância da representatividade na literatura

No Brasil, o dia 13 de maio é lembrado como o Dia da Abolição da Escravatura, que deu fim ao...
Leia mais
Crianças Jovens

Saiba como ajudar seu filho a estudar em casa e seja o professor que ele precisa

Você está precisando de ideias sobre  como ajudar seu filho a estudar em casa? Então para começar, antes de conferir...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Manuela, a máquina de escrever

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Gire, recorte, movimente, desenhe e cole!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Gire,...
Leia mais
1 2 3 4 5 24