Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade extraordinárias, vem trilhando uma admirável trajetória como autora infantil há 35 anos, com quase duzentas obras escritas em Português e Inglês que encantam crianças e jovens pelo mundo afora. 

Além dos livros infantis

Formada em Letras Vernáculas e Inglês pela UNESP, a vida de Telma Guimarães foi construída em cima de uma educação exemplar. Sempre apaixonada pelas palavras, línguas, personagens, escritores, pinturas e desenhos, cresceu em uma família grande, com quinze tios e quarenta primos e que sempre apareceram em suas divertidas histórias, além de seus bichinhos de estimação.  

Hoje, aos 66 anos, casada e com três filhos, Telma mora em Campinas, São Paulo, e tem uma nova fonte de inspiração, sua querida neta. Preenchendo seus dias com visitas recorrentes a cinemas e livrarias, seus pensamentos transbordam novas possibilidades, como ela mesma diz: “um coração aberto e um bom ouvido fazem muito a diferença!”. 

A história de Telma é repleta de experiências e conquistas, a autora infantil já foi cronista do jornal “Correio Popular”, Assessora Cultural na Delegacia Regional de Cultura de Campinas, recebeu o título de “Melhor Autora em Literatura Infantil” em 1989 pela APCA, escreveu uma coleção bilíngue “biclássicos”, seus 170 títulos estão divididos em obras infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol e é referência como escritora na Editora do Brasil

35 anos encantando pelos livros 

Quem é Telma Guimarães?

“A Telma é uma criança até hoje, curiosa, querendo descobrir, querendo se colocar dentro de uma outra criança e agir como ela, eu sou assim”, diz e completa que chegar até aqui foi uma luta e tanto: “as devoluções, os acertos, os livros que vão tão bem, são bênçãos e eu agradeço”. 

Um recado especial que a autora infantil deixa aos pequenos e grandes leitores é: “leia, encante-se, escreva. Deixe-se transformar pela história, ler muda não só a si mesmo, muda o mundo. Entre para esse fantástico mundo dos livros”. 

Cinco de seus livros infantis que são sucessos na Editora do Brasil 

  1. Sun’s Diary 

Esta obra divertida e em inglês, narra a história de Sun, uma garota animada que escreve sua vida em um diário. Nela, podemos fazer parte de seu dia a dia e descobrir costumes diferentes de sua família que são vegetarianos e têm dois bichinhos de estimação, um porco e um cachorro que pensa ser um porco, além de presenciar suas experiências em datas comemorativas e situações que acontecem entre seus parentes.

Este livro encanta os leitores com muita diversão por meio dos relatos de Sun, agregando também na prática do idioma. 

  1. Todo Mundo Junto 

Neste livro, rico em cultura estrangeira, diversidade cultural e lições de aceitação, a professora de Geografia tem o desafio de integrar a sala de aula aos novos alunos que vieram da Angola, Peru, Bolívia e Síria. 

Com a atenção e sensibilidade da professora, ela coloca em prática um projeto para unir a turma e transformar a curiosidade dos alunos, que riam das roupas, sotaques e costumes dos novos colegas, em aprendizado e respeito, não dando espaço para preconceitos mas sim, para descobertas de um mundo precioso de diferentes culturas. 

  1. A Árvore Contente

Esta obra envolve ética, pluralidade cultural e meio ambiente, que são colocados dentro de uma sala de aula, em uma atividade inédita de analisar e organizar a estrutura de sua própria família.

No dia de fazer a árvore genealógica, a professora mostrou aos alunos que as famílias são diferentes mas que sempre há espaço para o amor, união, compreensão e companheirismo, que uma árvore bem misturada é motivo de ficar contente. 

  1. O Plano de Celeste 

Com diretrizes de cidadania, O Plano de Celeste é um livro que conta a aventura da pequena menina espoleta, diante de um problema. 

Com muita criatividade, ela lida com a situação de uma nova maneira, criando um super plano em seu caderninho e mostrando a importância dos livros e das bibliotecas. 

  1. Etevildo e a Festa do Pijama 

A pluralidade cultural faz parte da vida de todas as crianças e jovens, e nesse livro, ela está presente de uma forma muito divertida.

Telma fala sobre a facilidade e dificuldade em fazer novas amizades diante de tantas diferenças, interesses, preconceitos e realidades, por meio do personagem Etevildo. 

Autorizado a fazer uma festa do pijama em sua casa, ele convida crianças que não são seus melhores amigos, mas que gostaria que se tornassem, ensinando e incentivando quebras de paradigmas. 

Gostou das indicações? Confira outros exemplares muito especiais na loja virtual da Editora do Brasil e conheça mais obras incríveis da querida autora infantil, Telma Guimarães. 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27