Você sabe por que no dia 18 de abril se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil? Neste dia, lá em 1882 na cidade de Taubaté (SP), nascia o escritor José Bento Renato Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
Hoje em dia é natural termos um segmento literário destinado aos públicos infantil e juvenil, mas nem sempre foi assim. Monteiro Lobato foi pioneiro em pensar em leituras para crianças no Brasil. Antes dele, o que era tido como infantil eram fábulas e contos de fadas, histórias antigas que se perpetuavam.
O autor de “O Sítio do Picapau Amarelo” criou histórias inéditas para os jovens se valendo de uma linguagem simples e muita fantasia – incorporando, inclusive, elementos do folclore brasileiro.
Mas o que torna uma leitura para crianças adequada?
Aos pais e responsáveis que buscam incentivar a leitura infantil, é necessário entender quais livros podem despertar a atenção deste público, além de conterem elementos importantes ao seu desenvolvimento.
O primeiro ponto é a linguagem: ela deve ser simples para o fácil entendimento, mas isso não quer dizer que seja extremamente denotativa. As leituras para crianças também precisam ser literárias, carregadas de poesia. A escolha das palavras é muito bem pensada para encontrar o equilíbrio certo.
Em seguida, temos que pensar no projeto gráfico. Livros infantis são cheios de cores e ilustrações e, às vezes, possuem texturas. Isso contribui para a interação de todos – pequenos e adultos que os acompanham – no momento de leitura. A fonte também precisa ser facilmente legível, a depender da idade da criança as letras podem ser garrafais.
Por fim, o enredo deve estar em consonância com o imaginário infantil: ter fantasia, contemplar a diversidade do mundo e permitir a reflexão para que a criança pense sobre si e as pessoas ao seu redor.
Leia também: Como estimular a criatividade infantil?
Leiturinhas para o Dia Nacional do Livro Infantil
Na verdade, elas são legais não apenas para o Dia Nacional do Livro Infantil, mas também para todos os outros dias. Confira 7 dicas de livros para incentivar a leitura infantil!
1. A revolta dos livrinhos
Na escola Recriar, os alunos frequentavam as aulas e, nos momentos de lazer, se divertiam na sala de TV, no salão de jogos, no parquinho. Mas e a biblioteca? Sempre ficava vazia, até que os livros resolvem protestar contra o abandono!
2. Criança diz cada coisa…
Trocar as palavras é algo comum para as crianças, criando situações bastante engraçadas. Alguns exemplos divertidos e inusitados foram registrados neste livro!
3. Adulto diz cada coisa…
Um menino esperto e curioso se confunde com o que os adultos falam. Para uma criança que está aprendendo a lidar com o mundo complexo da linguagem, cada dia é uma nova descoberta.
4. Pirata de palavras
Heitor sempre escreve as palavras que encontra, imaginando que, ao reuni-las, poderá criar uma grande aventura. Mas um dia descobre que uma história também precisa de imaginação, sonho e fantasia.
5. Uma história de vogais
As vogais protagonizam uma bela aventura ilustrada. A letra A parte em busca de boas histórias junto de suas companheiras E, I, O e U.
6. Reinações de Narizinho
Impossível dar dicas para o Dia Nacional do Livro Infantil sem incluir Monteiro Lobato! Nesta adaptação cuidadosa, Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, explora desde o Reino das Águas Claras até o Mundo das Maravilhas.
7. Viagem ao céu
Outra narrativa clássica de Monteiro Lobato. Depois de observar as estrelas do céu e conversar com Dona Benta sobre astronomia, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia e o Burro Falante se juntam para uma viagem nada comum. Ela começa pela Lua, passa pelos anéis de Saturno, por Marte e até pela cauda de um cometa!