Brincalelê! A casa de Vinícius de Moraes

Brincalelê! A casa de Vinícius de Moraes

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.

Interpretação de texto para crianças

De grão em grão a galinha enche o papo e quem conta um conto aumenta um ponto, então, cada pedaço de informação forma uma história, mas cada pedaço é inventado por quem conta e, assim, o que se sabe pode nunca ser exatamente o que aconteceu. O fato e o trato formam uma dupla dinâmica para compreendermos o mundo. Podemos nomear isso como interpretação de texto.

É importante ler junto, conversar sobre e deixar que as crianças façam parte dessa roda de troca e expressão de opiniões, porque elaborar ideias e sentimentos é como brincar o jogo da cama-de-gato: um enfrentamento de desafios.

Por sua vez, a literatura carrega essa dinâmica do esconde-esconde com as palavras, uma brincadeira que avança e retrocede no tabuleiro enquanto lança dados que contribuem para nossas reflexões.

Quer ver um exemplo de como essa linguagem estimula a tradução e potencializa a interpretação que temos sobre as próprias experiências?

Era uma casa muito engraçada…

Lembra do poema e canção de Vinícius de Moraes que começa a contar a história de uma casa muito engraçada? Tenho certeza que você sabe esse poema de cor. Pois bem, quantas vezes já ouvimos uma teoria sobre a casa do poema ser uma barriga gestante onde um bebê habita sem teto e sem chão?

É fácil aceitar que a casa de número zero é o ventre materno, mas será que foi essa a motivação para o poema? O melhor passe de mágica do conhecimento é a pesquisa, esse processo de constante descoberta que pode e deve ser bem divertido.

Sabe-se que o poeta Vinícius de Moraes teria visitado a Casapueblo, em Punta del Este, no Uruguai, antes de escrever seu poema. Há uma história em que o poeta, ao contemplar aquela edificação, teria feito os primeiros versos para uma casa engraçada.

Pontos turísticos em Punta del Este: Casapueblo

Na década de 1980, Vinícius de Moraes compôs o álbum A Arca de Noé com seus poemas musicados, e “A casa”, entre eles, fez um enorme sucesso. Na verdade, faz até hoje.

Aqui entre nós, não importa qual foi a razão que fez o poeta escrever seu poema, o que ficou gravado na memória de tantas gerações foram seus versos cantados.

Brincalelê! Convide as crianças para histórias

As histórias se misturam e todas as suas versões, mesmo as inventadas, são relevantes para ampliar o imaginário.

Assim, convidar as crianças para escutar música, ler poesia, atiçar a curiosidade, construir brinquedos, são ações fundamentais para gestar a arte na vida cotidiana, criando meios para desenvolvimento humano pleno, tanto intelectual quanto emocionalmente.

Leia também: Brincalelê! Viajar na viagem que é viver!

Brincalelê! Vamos construir uma casa poética?

Agora é mão na massa! Ou melhor, no papel!

  • Uma embalagem de papel na cozinha que pode servir como matéria-prima de construção. Eu utilizei uma caixa de filtro de café. Primeiro desmonte a caixa, abrindo-a completamente.
  • Também vamos precisar de tesoura e cola.

Brincalelê! Casa poética - parte 1

  • Prepare quatro quadrados do mesmo tamanho. Desenhe neles uma porta e janelas para recortar. Use papéis coloridos para enfeitar, sanfonar esse papel pode garantir um movimento de cortina, por exemplo.

Brincalelê! Casa poética - parte 2

  • O telhado é a parte mais criativa: invente, afinal, a casa era engraçada, não é? O telhado da minha casa eu fiz com o que restou da embalagem, uma tira de papel na medida da largura de um quadrado.

Brincalelê! Casa poética - parte 3

  • As paredes da casa podem ser pintadas, desenhadas ou escritas com poesia.
  • A casinha de papel pode ser utilizada de diversas maneiras, use sua criatividade e tenha muito orgulho de sua primeira construção!

Brincalelê! Casa poética - parte 4

Nossa dica de leitura

Leia a natureza com “Uma casa para dez”. Você vai adorar esse poema delicioso de Caio Riter que enche e esvazia uma casa com habitantes inusitados. A obra foi ilustrada por Graça Lima.

UMA CASA PARA DEZ

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL