Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.
O diário de bordo da vida
A imaginação é um território infinito que requer disposição de viajante. Para ampliar o horizonte é preciso alimentar a vontade de explorar novas experiências e investigar histórias incontáveis que somarão nosso baú de lembranças no repertório criativo.
Então vamos fazer as malas para embarcar nessa jornada magnífica que é viver?
Importante destacar que, como bons viajantes, precisamos calcular tempo e mapear espaços. Isso acontece porque somos constituídos por uma relação profunda entre o tempo e o espaço durante todas as nossas vivências. Isso quer dizer que viver bem o presente depende da nossa capacidade de aprender com o que colecionamos do passado, além da nossa projeção para o que ainda pretendemos realizar no futuro.
Cada fase do desenvolvimento humano propõe uma série de viagens inesquecíveis.
E para compor o nosso diário de bordo de vida, precisamos nos relacionar com ideias diferentes, decodificar nossos sentimentos e compreender os fatos, traduzindo nossas narrativas para o melhor entendimento de quem somos e de como nos relacionamos com as pessoas e o mundo que nos acolhe.
Os sonhos e as fantasias também são fundamentais para trilharmos o caminho. Por isso, não podemos deixar de lado brincar, cantar, dançar, ler, desenhar…
Mas para viajarmos de bem com a vida, temos que encher a mochila de alegria. Que tal começarmos a investigar nossa bagagem?
Brincalelê! Painel de lembranças:
- Pesquise nas suas fotografias momentos especiais em passeios e outras ocasiões inesquecíveis.
- Construa uma linha do tempo com as fotografias, identificando sua idade, o lugar e outros detalhes importantes para você.
- Desenhe vários elementos que ilustrem coisas que você já viu e outras que gostaria de ver.
- Pinte e recorte os desenhos, criando uma porção de figurinhas para compor o painel.
- Utilize uma caixa de papelão para preparar a base do seu painel. Você pode deixar na cor natural ou pintar o papelão com uma cor de sua preferência.
- Faça uma moldura para a base do painel com objetos como lantejoulas, lã, botões, tampinhas e o que mais encontrar na sua casa que possa ser reciclado.
- Agora é só colar as fotografias escolhidas no painel e decorar com as figurinhas que você preparou.
- Escolha um lugar especial para pendurar sua obra de arte!
Leia também: Brincalelê! Aprenda a ser feliz
Nossa dica de leitura
Se você tem espírito aventureiro, prepare-se para essa viagem com a leitura do “Almanaque de Viagens do Manu”, um livro que coleciona curiosidades e lembranças de vários lugares do mundo, inspirando a gente a fotografar, desenhar, escrever e colecionar todos os nossos bons momentos andando por aí (no mundo real ou com imaginação). O texto é do escritor Manuel Filho, as ilustrações são de Otávio Bressane.