Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.
Ding, dong! Adivinha quem é?
Que tal brincar de adivinha resgatando a memória de célebres personagens que aprendemos a amar nos livros? A ideia é simples e muito divertida. Vamos lá?
Para os materiais vocês vão precisar de: quadradinhos de papel, caneta, canetinha ou lápis para escrever.
Primeiro passo: Puxar o fio da memória!
Cada participante deverá pensar em dois ou mais personagens que se tornaram figuras conhecidas por suas histórias nos livros.
Faz parte da regra do jogo: Nessa hora vale lembrar até personagens dos desenhos animados, também! E não precisa ser só gente, pode escolher um animal famoso ou um objeto falante.
Segundo passo: Tem que guardar segredo, tá?
Os participantes escrevem os nomes das personagens em quadradinhos de papel e dobram bem direitinho para que as outras pessoas não saibam quem é.
Terceiro passo: Esconde-esconde.
Os papeis são embaralhados bem direitinho e cada um deverá escolher apenas um quadradinho.
Quarto passo: Só não pode falar…
Cada um terá que abrir seu papel e ajudar os outros participantes a descobrir quem é a personagem. Mas não vale falar nada! Só pode dar dicas com mímicas.
Quem será que vai adivinhar o maior número de personagens, hein?
Prêmio do jogo: depois da brincadeira, é hora de ir para a estante de livros recordar as personagens favoritas ou conhecer outras tantas. Fica a dica do nosso acervo especial:
Duas obras conhecidas em diversos países, recontadas por Telma Guimarães, em versão bilíngue. Para ler e reler quando e do jeito que quiser!
Brincalelê!
Gostou? Essa foi a primeira atividade da série Brincalelê!, siga nos acompanhando para conferir mais!