Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins.
Outros mundos: fundo mágico do guarda-roupa!
A gente nem imagina quanta brincadeira espera por nós no fundo do guarda-roupa. Já imaginou quantas fantasias se pode inventar misturando as peças de roupa da família? É hora de mergulhar na imaginação e criar histórias.
Para os materiais, os participantes vão precisar de: passe-livre para bisbilhotar a fundo os guarda-roupas da casa e procurar tudo que fizer a imaginação borbulhar.
Primeiro passo: Chapéu mágico ou sapato-telefone?
Procure roupas e acessórios na sua casa para criar a sua fantasia. Não precisa se preocupar em reproduzir roupas de personagem conhecida e famosa, a ideia é criar sua própria história incluindo até poderes mágicos, o que quiser!
Faz parte da regra do jogo: busque aquele chapéu esquecido, pulseiras, botinas, um lenço ou uma toalha que possa se transformar em longos cabelos, uma colher de pau que possa ser usada como varinha ou espada. Lembre-se que vale tudo no reino da imaginação.
Segundo passo: Selo de identidade única!
Crie um nome e uma história para sua nova identidade – onde você nasceu, qual seu planeta, quais são seus poderes e suas fraquezas, o que gosta de comer, se tem amigos ou inimigos, qual sua missão nessa vida…
Terceiro passo: Olá, quem é você?
Junte-se com a família para se apresentar e criar uma história com sua personagem. Você pode começar dizendo que está visitando a casa por algum motivo especial, talvez uma missão secreta. Depois, é só continuar inventando.
Quarto passo: Adulto também pode brincar.
Depois que você se apresentar com seu novo nome, outras pessoas da casa podem entrar na brincadeira.
Não se esqueça de fotografar esse momento para guardar no incrível álbum de travessuras em família, tá bom?
Prêmio do jogo: depois da brincadeira, é hora de ir para a estante de livros conhecer novas histórias que inspirem outras brincadeiras. Fica a dica do nosso acervo especial:
Essa coleção escrita e ilustrada por Renata Bueno contém uma grande surpresa a cada nova página: é só abrir a dobradura e encontrar outra face da mesma personagem.
Brincalelê!
Gostou? Essa foi a primeira atividade da série Brincalelê!, siga nos acompanhando para conferir mais!