Brincalelê! Prepare a roda de leitura

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins. 

O mundo da leitura é curioso

Você já ouviu falar de alguém que dorme assim que começa a ler um livro? Certamente, essa história sonolenta não deve ter nenhum vampiro esquisito, ou um lobisomem de nariz comprido, ou um bruxo peludo dando faniquito.

Você já ouviu alguém falar que é impossível não gostar de ler?  Sem dúvida nenhuma, essa pessoa nunca abriu um livro com um parágrafo mais longo do que um capítulo, desses sem pé nem cabeça, mais chato do que a falta que faz a última peça perdida de um quebra-cabeça.

Você já ouviu falar de um livro que é história para gente fina, mas, quando a história termina, já não se sabe se o vilão ou a vilã são ao mesmo tempo o herói e a heroína?

Coisas curiosas acontecem no mundo da leitura. Tem até aquela contradição da tia Conceição que mandava o menino desligar a televisão. E foi no meio da programação que João preferiu desobedecer a sua carrancuda tia, enquanto ouvia a voz que vinha da telinha, e que dizia sem demora: “Senta que lá vem a história…” 

Vem para a roda de história, gente fina!

Para brincar de ler é preciso uma baita dedicação da família toda. Tem que ter livro pela casa, espalhado feito fofoca. Tem que ter leitor e tem que ter leitora, um mundo de gente fina, lendo numa boa.

Um livro compartilhado em capítulos, antes ou depois da refeição é uma boa recomendação! Uma roda de histórias inventadas onde todo mundo usa a imaginação pode substituir aquele tédio que bate depois do jantar, ou aquelas horas intermináveis durante uma viagem que custa a chegar.

Brincalelê! Um exercício em família

Então, será que você já pode começar com esse jogo de adivinhação?

Junte o povo de casa. Pense em um protagonista divertido, pode ser gente ou bicho. Peça para todo mundo se acomodar no tapete, no sofá ou nos banquinhos ao redor da mesa (com direito a sobremesa). Um começa, o outro continua. A história pode passear de barco, de avião, pelo fundo do mar ou explorando crateras lunares. Também pode ser história de arrepio que cause um baita medo, porque para ter coragem na vida, uma história é sempre boa pedida. 

Brincalelê! Nossa dica de leitura

Conheça “CAMBITOS – uma história de gente fina”, de Blandina Franco e Tino Freitas, com ilustrações de Guilherme Karsten, um livro excelente para ler com a família toda.

Aviso, contudo: pode ser que o final espante, cause comoção. Todavia, o incômodo se resolve rapidinho com um belo prato de macarrão. Aproveite!

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL