Hora de ir para a cama: cantigas de ninar e histórias infantis para dormir

Quem tem crianças pequenas sabe como pode ser difícil fazê-las dormir. Enquanto algumas pegam no sono facilmente, outras ficam agitadas durante a noite… As maneiras de acalmá-las incluem cantar cantigas de ninar e contar histórias infantis para dormir, atividades que também são ótimas para reforçar vínculos familiares e criar memórias afetivas.

Pensando nisso, separamos quatro cantigas e quatro histórias para criança dormir para você colocar em prática com o seu pequeno.

Cantigas de ninar

Ícones da cultura popular, as cantigas de ninar são perfeitas para crianças bem pequenas, como bebês. Eles se sentem seguros ao escutar a voz dos pais ou avós e relaxam com o ritmo da música e o balanço do colo.

Mas as crianças maiores também gostam desse momento! Principalmente aquelas que cresceram ouvindo essas músicas e criaram boas memórias, podendo cantá-las para seus filhos e netos no futuro. Confira algumas letras.

1. Carneirinho, Carneirão

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,

Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão:

Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor

Para todos se ajoelharem*

O último verso alterna as palavras “ajoelharem”, “levantarem”, “sentarem” até chegar em “deitarem”.

2. Brilha, brilha, estrelinha

Brilha, brilha, estrelinha

Quero ver você brilhar

.

Lá no alto, lá no céu

Num desenho de cordel

.

Brilha, brilha, estrelinha

Baila, linda bailarina

3. Se essa rua fosse minha

Se essa rua, se essa rua fosse minha

Eu mandava, eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes

Para o meu, para o meu amor passar

.

Nessa rua, nessa rua tem um bosque

Que se chama, que se chama solidão

Dentro dele, dentro dele mora um anjo

Que roubou, que roubou meu coração

.

Se eu roubei, se eu roubei teu coração

É porque, é porque te quero bem

Se eu roubei, se eu roubei teu coração

É porque tu roubaste o meu também

4. Boa da cara preta

Boi, boi, boi, boi da cara preta

Pega esse(a) menino(a) que tem medo de careta

.

Boi, boi, boi, boi do Piauí

Pega esse(a) menino(a) que tem medo de dormir

.

Não, não, não, não pega ele(a), não

Ele(a) é educado(a) e tem um grande coração

Histórias infantis para dormir

Assim como as cantigas de ninar, as histórias infantis para dormir não têm idade para agradar. Até mesmo o rei Shahryar, das Mil e uma noites, gostava de pegar no sono no embalo das narrativas de Sherazade.

Para os bebês, a leitura traz benefícios que incluem o desenvolvimento da linguagem, durante a fase alfabetização da criança, serve de incentivo no processo de aprendizado e desperta a curiosidade sobre o mundo das letras. Conheça sugestões de títulos.

1. O banho do sapo

Inspirado na cantiga popular sobre o sapo que não lava o pé, o livro mostra um sapinho que, na verdade, adora tomar banho! Uma lição sobre hábitos de higiene aos pequenos leitores.

2. Quando o dia raiou

Esta obra cheia de poesia aborda o ciclo da vida: de um passarinho que, ao comer uma fruta, espalha suas sementes que originam novas plantas, novos frutos e novas sementes.

3. De bem com a vida

Uma divertida narrativa sobre uma joaninha que só queria ir bem bonita para uma visita à tia Matilde, mas todo mundo resolveu dar pitaco na sua roupa!

4. Sim Não

Por que as pessoas gostam mais do sim e menos do não? O sim e o não estavam brincando e começaram a pensar sobre o assunto… Um leitura que explica que dizer “não” às vezes é necessário.

Confira outras histórias que encantam, ensinam e ainda ajudam os pequenos a dormir na loja virtual da Editora do Brasil.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL