À medida que a vida se torna cada vez mais digital, os livros competem com a atração das mídias sociais, jogos, smartphones e outros tipos de mídia pelo tempo e atenção dos jovens. E, quando os adolescentes lutam com a vontade de sentar e ler alguma coisa maior que um tweet, o como criar o hábito de ler realmente pode ser um desafio.
Mas, não precisa ser uma batalha. Com certas estratégias de incentivo, seu filho adolescente pode ler mais e melhor.
QUE TAL LER TAMBÉM: A arte de contar histórias.
Por que é importante que os adolescentes leiam?
Antes de falar sobre como criar o hábito de ler para adolescentes, é importante mostrar a eles com conexões explícitas o que a capacidade de ler tem a ver com as opções futuras na vida. Se já houver uma carreira dos sonhos, tenham discussões abertas e honestas sobre como o hábito de leitura pode ser necessário para o sucesso nela.
Ademais, mostre como continuar nesse caminho, além de um passatempo delicioso ajudará a:
- Lidar com o mundo e entender algumas das questões adultas com as quais terão que lidar;
- Saber que não estão sozinhos e que o que sentem pode muito bem ser sentido por outros;
- Saber como se comunicar, especialmente com os pais, sobre assuntos que, às vezes, não saberiam como abordar;
- Ver como outros encontraram soluções para problemas;
- Desenvolver vocabulário;
- Ampliar a imaginação;
- Melhorar a escrita;
- Ganhar confiança ao falar.
Agora sim, como criar o hábito de ler?
Evite a coerção
Adultos costumam subestimar o que adolescentes gostam de ler, logo, estes não se consideram leitores. Se essa auto-imagem começa cedo, piora com a idade. Como criar o hábito de ler, se isso parece chato e destinado a uma classe de seres superiores? Embora possa ser tentador impor o tempo e o tema de leitura, não empregue coerção no processo. Não force os adolescentes a ler o que você quer, isso tira um elemento precioso do hábito de leitura: o prazer.
Torne o conteúdo acessível
Para promover o amor pela leitura, torne a tarefa mais orgânica. Como? Tendo o bom conteúdo acessível pela casa. Deixe livros interessantes pelos cômodos. Também pode ser útil expandir suas definições do que é um bom conteúdo. A chave aqui é aproveitar os interesses de seu filho para apoiá-lo no sucesso da leitura. Afinal, estamos falando de como criar o hábito de ler na rotina dele, não na sua.
É válido reconhecer os interesses maduros do adolescente também. Ou seja, procure maneiras de reconhecer o adulto emergente e o leve a sério, sugerindo alguma leitura para que eles possam lidar e gostar. Sentir-se valorizado como pessoa é um presente e tanto em uma fase em que a complexidade de sentimentos e emoções é muitas vezes subjugada.
Crie tempo para a família ler
Dê o exemplo e tente diminuir o tempo que você gasta no celular e reserve alguns momentos por dia para ler um livro enquanto o resto de seus familiares também lê algo de sua escolha. O tempo de troca dificilmente será rejeitado e memórias lindas nascerão daí.
Por vários motivos, alguns adolescentes passam por períodos sem demonstrar interesse pela leitura e está tudo bem. Não entre em pânico! O tempo e as dicas de como criar o hábito de ler vão ajudar, mas é importante procurar livros direcionados especificamente a leitores adolescentes, como os oferecidos na loja virtual da Editora do Brasil.
É só acessar www.lojavirtual.editoradobrasil.com.br, ir até Literatura > Literatura juvenil e navegar entre os títulos. Na ficha técnica você encontrará a indicação de faixa etária e os temas abordados no enredo. Não tem erro!