Celebramos em 1º de outubro o Dia Internacional da Música! O que seria de nós sem ela? O tempo todo temos uma trilha sonora em nossas vidas: enquanto andamos de carro, ligamos a rádio; quando organizamos uma festa, preparamos aquela playlist para dançar.
Pensando bem, a música está conosco desde a infância, em cantigas de ninar, brincadeiras ritmadas e aquelas canções que os bebês adoram dançar. É bem como diz um velho ditado: antes de andar, dançamos, antes de falar, cantamos. Então, nada mais justo do que incentivar o desenvolvimento musical dos filhos desde a infância. Venha com a gente entender essa data e descobrir como deixar mais musical a vida das suas crianças.
Como foi criado o Dia Internacional da Música?
O Dia Internacional da Música foi estabelecido em 1975 pelo International Music Council, uma organização não governamental vinculada à UNESCO. O objetivo da data é celebrar a importância da música para o ser humano individualmente e nas suas relações sociais, utilizando-a para promover a paz pelo mundo e integrar diferentes sociedades.
Além disso, é uma forma de homenagear músicos, profissionais ligados à música e demais artistas que se preocupam em propagar a cultura.
Formas de estimular o desenvolvimento musical das crianças
A música é uma importante aliada da formação infantil, auxiliando no desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro, na coordenação motora, na noção rítmica e na aquisição da linguagem.
Você pode seguir algumas dicas para desenvolver musicalmente seus filhos e aproveitar ao máximo os benefícios da música. São elas:
Ouvir música em casa
E, mais do que isso, a aprecie, preste atenção nas suas nuances. Tudo isso, claro, com as crianças do lado, tornando esse um momento familiar.
Conversar sobre música com os filhos
Demonstre interesse pelo tema. Fale sobre seus artistas e bandas favoritos e os inspire a conhecê-los. Com certeza, excelentes lembranças musicais se formarão aí.
Já pensou que, quando seus filhos forem adolescentes, vocês podem ir a um show juntos?
Criar um “cantinho da música” em casa
Preencha-o com instrumentos, discos e dvds de shows. Assim, a música passa a ser uma experiência sinestésica: além de sonora, também visual e palpável.
Ensinar sobre os instrumentos musicais
Se você já toca algum instrumento, faça isso com as crianças, estimulando-as a interagir. Ensine sobre os acordes, as notas e o funcionamento daquele instrumento.
Se não toca nada, não há problema! Pode visitar uma loja de instrumentos musicais ou mostrar fotos e vídeos.
Um exercício interessante é associar um som a uma imagem. Escutando um samba? Mostre imagens do cavaquinho e do tamborim. Um rock? A guitarra, o baixo e por aí vai. Apresente-os também aos cantores que interpretam essas canções.
Livros infantis com temática musical
Os livros infantis são uma ótima forma de introduzir as crianças ao mundo dos sons, acordes, instrumentos, ritmos e gêneros musicais.
Crianças pequenas podem começar a conhecer este universo com “A loja de mestre André”. A partir da famosa cantiga de mesmo nome, esta obra apresenta uma narrativa visual e auditiva para ensinar aos leitores em alfabetização sobre instrumentos musicais, música e o poder dos sons na nossa vida.
Já crianças maiores vão se divertir com “2por4 – Um encontro musical com palhaços”, uma mistura gostosa entre circo, música e teatro. Os palhaços Batatinha e Nerdolino estão muito empenhados em reger um quarteto de cordas, além de ensinar e aprender muita coisa relacionada ao som, ao ritmo e a outros elementos dessa arte.
Indo adiante, “Alto, baixo, num sussurro” explica conceitos relacionados às ondas sonoras e à audição, abordando música, intensidade do som, silêncio e barulhos (tanto os produzidos pelos seres humanos quanto os da natureza). Ouvidos e olhos atentos para essa leitura extraordinária!
Por fim, “Um novo acorde”, além de falar de música, mostra seu impacto em nossas vidas. Seu Lili se afastou da carreira de músico por conta do alcoolismo, mas seu vizinho, Ivanzinho, é um garoto que sonha ser um grande violonista e o ajuda a tratar a doença e retomar a vida.
Gostou de saber sobre o Dia Internacional da Música e pegar essas dicas? Siga o portal Livríssimo aqui na web e nas redes sociais para mais conteúdos para toda a família.