Você sabia que existe um Dia Mundial da Poesia? Pois é, ele existe e é realizado todos os anos em 21 de março, para celebrar essa preciosa forma de expressão, identidade cultural e linguística da humanidade. Que tal aproveitar o momento para inserir a poesia no hábito de leitura do seu filho?
Pequenos ou grandes, não subestime o gostar ou o entendimento deles pelo gênero. A poesia é uma grande ferramenta de alfabetização precoce, mas também um delicioso entretenimento. Com sua combinação de imagens e sons, envolve os leitores em uma espécie de jogo de palavras. E, quando as crianças acham a leitura divertida e agradável, é provável que passem mais tempo com os livros e, assim, tornem-se leitores engajados.
Então que tal descobrir como inserir a poesia no hábito de leitura do seu filho?
Cante músicas
Para inserir a poesia no hábito de leitura do seu filho, cante. Afinal, se eles gostam de música, gostam de poesia. Tirando as notas de uma música o que resta é um poema, certo? Por isso, a música é uma ótima maneira de apresentar às crianças a ideia de poesia. Cantem juntos, inventem músicas juntos e brinquem mudando as palavras para músicas já existentes.
Faça uma festa dedicada à poesia
Se os clubes do livro são ótimos para manter um hábito de leitura, por que não fazer uma festa de poesia (mais conhecida como sarau)? Faça lanches, sucos e leiam poemas juntos. A poesia é uma forma de arte auditiva e apreciá-la dessa forma torna tudo mais divertido.
Incentive o poeta que há no seu filho
Há um poder em compartilhar ideias, expressar os pensamentos e sentimentos de forma criativa. Incentive seu filho a encontrar esse espaço. Sem cobranças técnicas ou perfeccionistas, é para ser divertido. Ao ajudar a compor um poema, deixe seu filho(a) dar o maior número possível de ideias e tente escrever as coisas exatamente como eles dizem. Resista ao desejo de “corrigir” ou melhorar sua escrita. Se você tem filhos mais velhos, eles podem escrever seus poemas de forma mais independente.
LEIA TAMBÉM: Criando futuros escritores pelo hábito de leitura.
Fale sobre a estrutura de uma poesia
Forre uma sala com poesias de diferentes poetas e épocas, compartilhando diferentes estilos e formas e dê tempo às crianças para navegar, discutir e selecionar poemas que se destacam para elas. A ideia é que descubram o que verdadeiramente lhes agrada.
Uma das alegrias da poesia é que você não precisa ler uma coleção completa de uma só vez. É possível mergulhar em um poema por vez, interpretá-lo e deixá-lo viver dentro de você. Faça dessa experiência uma parte importante do hábito de leitura da sua família!