A importância de criar o hábito de leitura na infância

Existe um ditado popular que diz que você é o que come: verduras, legumes e frutas formam, portanto, uma pessoa saudável. Quando se trata de cultivar um hábito de leitura, a máxima também é positiva. Os livros são os melhores amigos para se ter durante o crescimento e nutrição das mais potentes para a mente. Nesse sentido, desempenham um papel muito importante na educação das crianças, pois são uma espécie de guia para a jornada da vida. De livro em livro, elas se tornam o que leem. 

Os livros permitem que sejamos transportados de nosso mundo para outro. Entre as páginas, podemos mergulhar na vida de personagens fictícios e aprender sobre uma cultura totalmente diferente da nossa. Também podemos aprender novas palavras e frases, vivenciar uma variedade de emoções e adquirir habilidades e conhecimentos. Incentivar o  hábito de leitura desde cedo pode ajudar o Brasil a aumentar o seu número de leitores. 

Atualmente, esse quadro é preocupante. Para se ter uma ideia, a estimativa é de que quase metade dos brasileiros não seja leitor regular. Entre os motivos apontados estão a falta de tempo e a falta de paciência. De acordo com a última pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros com mais de 5 anos de idade não são leitores, o que significa que não leram nenhum livro nos últimos três meses. 

Ter o hábito de leitura melhora a comunicação

Os livros são a melhor maneira de se familiarizar com um amplo vocabulário. O ato de ler ajuda a aprender novas palavras e demonstrar maneiras diferentes de usá-las na expressão diária. Além disso, quando mais crescidas, para entender a gramática de qualquer idioma, as crianças encontram na leitura uma forma de aumentar sua compreensão sobre ela.

Para se entender a importância da leitura, crianças que desenvolvem o hábito desde cedo são boas em compreender situações e desenvolver um senso de compreensão melhor do que aquelas que não lêem. Elas são capazes de entender situações graves e analisar o cenário de causa e efeito com maturidade. 

Ler mais constrói personalidade

Voltamos ao ponto inicial do texto: “você se torna o que lê”. Um bom livro pode transformá-lo em uma pessoa melhor. Ao cultivar o  hábito de leitura desde a infância, cria-se uma progressão no desenvolvimento emocional e social, assim como na consciência cultural. Os livros são os meios pelos quais as crianças descobrem seu próprio eu oculto e, com a ajuda desta ferramenta, podem avaliar seu desenvolvimento pessoal de tempos em tempos.

Ler pode aproximar pessoas

A leitura mantém a pessoa atualizada sobre os assuntos atuais. Mais importante ainda, ensina com as experiências de outras pessoas e, como resultado, multiplica a experiência no assunto em questão. Ler também é a melhor maneira de passar o tempo com pessoas inteligentes do presente ou do passado. É uma observação natural dizer que incentivar o  hábito de leitura é o investimento mais eficaz que você pode fazer pelo seu filho ou filha e por si mesmo. 

Ao mesmo tempo que os ajuda a se tornar uma pessoa inspiradora, criativa e inteligente, cria um elo familiar único. Pois, assim como lembramos de obras e personagens marcantes, guardamos para sempre quem nos apresentou a eles com todo o amor do mundo. Esse, é um dos fatores que influencia o  hábito de leitura dos brasileiros, segundo a “Retratos da Leitura no Brasil”. Um a cada três entrevistados (34%), disse que alguém os estimulou a gostar de ler. Os professores apareceram em primeiro lugar, apontados por 11%. Em segundo vieram a mãe ou responsável do sexo feminino, apontadas por 8%, e, em seguida, o pai ou outro responsável do sexo masculino, apontados por 4%.

Como incentivar o hábito de leitura do seu filho?

A chave para incentivar hábitos de leitura em crianças é ler com eles em casa desde a  tenra idade. Ao ler juntos com frequência, seu filho ou filha aprenderá em primeira mão a importância da leitura, ajudando-o a desenvolver a motivação para ler. No entanto, cada um aprende e processa as informações de maneira diferente. Isso significa que algumas crianças podem ter um amor natural pela leitura e outras não. Se seu filho ou filha se enquadra na segunda categoria, não se preocupe. Como família, existem muitas estratégias diferentes que você pode usar para motivá-los.

Primeiro, é importante descobrir porque eles não gostam de ler: sentem que é uma tarefa árdua? Tem dificuldades? Acham que ler é chato ou só não encontraram o livro certo? A boa notícia é que quando você sabe o porquê, pode resolver o problema e começar a tornar a leitura mais agradável. Ao aprender a tornar esse momento divertido, é mais provável que seu filho ou filha desenvolva melhores hábitos de leitura.

A Editora do Brasil tem um amplo catálogo de obras de literatura infantil, com títulos para agradar todos os gostos e idades, já que envolvem temáticas atuais, de interesse das crianças, capazes de aproximar realidades. 

Confira nossa loja virtual e compartilhe o amor por livros!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24