Sabemos que as crianças incorporam o que vêem em seu cotidiano nas suas brincadeiras, mas a situação contrária também é verdadeira. Elas aprendem brincando e também incorporam habilidades e conhecimentos adquiridos durante a brincadeira no seu dia a dia. Por isso, atividades lúdicas são tão precisas no caminho para desenvolver habilidades de leitura.
Como você, enquanto pai ou mãe, ajuda seu filho(a) a amar os livros? Muito antes do início da instrução formal de leitura na escola, é possível dar um grande impulso nessa trajetória ao ler para a criança incorporando atividades divertidas no processo. Comece escolhendo livros que brincam com as palavras, mas também não tenha medo de ler obras mais desafiadoras. Isso encorajará a criança a continuar expandindo e também aumentará o seu vocabulário.
Quais seriam as atividades lúdicas para a leitura?
A leitura, por si só, já é uma atividade que mexe com o lúdico e a imaginação. Ler boas histórias transporta adultos e crianças para outros mundos, mas no processo de aprender brincando e instigar habilidades de leitura, as atividades lúdicas têm que ocorrer com intenção, começo, meio e fim, para que você saiba exatamente como ajudar seu filho(a).
Então, para começar, com os pequenos, explique o processo de leitura. Por exemplo, fale sobre como você lê livros da frente para trás e lê as palavras da esquerda para a direita. Você pode até omitir uma ou duas palavras ao ler e pedir para a criança mesmo fazer isso. Ademais, é sempre bom tornar o momento uma atividade de toda a família.
Ler para as crianças ajuda-as a desenvolver a linguagem, as habilidades auditivas e as prepara para entender as palavras escritas. No entanto, algumas perdem o foco quando ficam apenas sentadas ouvindo, por isso é importante encontrar maneiras de mantê-las engajadas. Uma maneira interessante para conquistá-las é criar uma espécie de jogo de bingo. Distribua folhas de papel ao seu filho(a) com uma lista de palavras do capítulo do livro que você está lendo para ele(a). À medida que você lê o livro, a criança escuta e circula as palavras da folha. No final do capítulo, conversem sobre as palavras, seus significados e formas.
Também é uma boa ideia ler e depois sentarem para brincar de escrever e recontar a história, de acordo com as expectativas da criança. Vocês podem transformar um livro em um quadrinho, desenhando juntos as características dos personagens. Escolha livros envolventes e torne a leitura interativa. Permita que seu filho se mova e encene histórias. A imaginação é o limite na hora de propor atividades lúdicas.
Dicas de leitura eficazes:
- Continue lendo de forma curta e simples, mas frequente. Crianças pequenas geralmente têm períodos curtos de atenção, portanto, ler um conto várias vezes ao dia funciona melhor do que uma longa sessão de leitura.
- Uma rotina antes de dormir é ótima para garantir a leitura diária com seu filho ou filha. Também é uma boa maneira de prepará-los para o sono.
- Livros com abas ou texturas diferentes são bons para manter as mãos ocupadas. Livros com animais ou máquinas ajudam a pensar nos sons. Livros repetitivos e aqueles com itens recorrentes são ótimos para manter a criança envolvida.
Agora, se você estiver procurando pelos livros certos para esses momentos especiais, é só acessar a loja virtual da Editora do Brasil e conferir o catálogo. Tem obras para todos os gostos e tamanhos!