Clássico da literatura: O Pequeno Príncipe é muito mais do que um livro infantil

Que O Pequeno Príncipe é um grande clássico da literatura você já sabe, mas ele também é muito mais do que um livro infantil. A fábula escrita por Antoine de Saint-Exupéry é um livro mágico sobre a importância da amizade e a busca da verdade, que contém mensagens para todas as idades, das lições de bondade ao cuidado com o meio ambiente.

Por que ler os clássicos? Shakespeare e dilemas que transcendem o tempo 

Quem é o Pequeno Príncipe?

A história se inicia com o narrador contando seu primeiro contato com o Pequeno Príncipe, ocorrido seis anos antes: tudo começou quando ele caiu com seu avião no meio do deserto. Enquanto tentava consertá-lo, um garotinho aparece e lhe pede para desenhar uma ovelha. Depois de muitas perguntas e poucas respostas, o aviador descobre que o Pequeno Príncipe vem de um planeta chamado B-612, onde deixou para trás três vulcões e uma rosa. Desde que deixou a segurança de seu lar, o Pequeno Príncipe viaja pelo universo para conhecer adultos com características diferentes.

Ao longo do livro, pouco é dito sobre o narrador, além do fato de ser adulto e piloto. O mistério foi proposital e tem dois por dois motivos. Primeiro, porque o papel deste personagem é descrever a trama do Pequeno Príncipe para o leitor, não a sua própria. Em segundo lugar, há a intenção de tornar este narrador a encarnação de todos os adultos, assim como o Pequeno Príncipe representa todas as crianças. 

Quem foram os Irmãos Grimm e qual sua importância para os contos infantis? 

Mais do que um clássico da literatura infantil

Embora, à primeira vista, o livro possa ser considerado apenas um grande clássico da literatura infantil, vai bem além. Por que? Bom, Antoine de Saint-Exupéry habilmente criou um enredo, que envolve variadas temáticas, para ser interpretado em níveis diferentes. Fator que transcende os limites da idade, mas também do tempo.

Em uma leitura mais ‘superficial’, o Pequeno Príncipe está em busca de amizade, mas indo um pouco um pouco mais fundo, está procurando por algo mais: a verdade. Fica claro que enquanto ele visita esses outros planetas para descobrir se algum adulto é certo para ser seu amigo, também está tentando descobrir o que é a verdade. Um exemplo dessa trama é que ao longo do caminho, o pequenino encontra o Empresário no planeta B-328. Um homem muito ocupado que passa o tempo todo contando as estrelas que acredita serem suas. 

Um símbolo da ganância humana, um mau amigo, que ignora o Pequeno Príncipe e não o ajuda em sua busca pela verdade. O Empresário afirma que é dono das estrelas porque as contou, o que não é o certo. É somente quando o Pequeno Príncipe encontra a raposa na Terra que ele percebe a importância de sua busca. A raposa diz que “o essencial é invisível aos olhos” e você tem que fechar os olhos externos e usar os internos para encontrar a verdade. Uma lição eximia sobre a nossa própria natureza e as ilusões que às vezes ludibriam. 

Ficou com vontade de ler esse clássico da literatura?

Que tal pegar uma xícara de chá, café ou outra bebida a seu gosto, encontrar um local confortável, reunir a família e começar a ler este livro? Ainda não tem o livro? Clica aqui e confere a edição bilíngue em português e inglês, na qual Telma Guimarães traz aos leitores esse clássico da literatura no que há de melhor. Você nunca se arrependerá e ainda apresentará uma preciosidade aos seus filhos!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

O que é o Livríssimo, portal de literatura da Editora do Brasil?

Se você está aqui no Livríssimo, das duas uma: ou já é um leitor assíduo das nossas dicas de leitura...
Leia mais
Jovens

Como escolher um livro para o seu filho adolescente?

Como escolher um livro para adolescentes pode ser mais simples depois de conferir nossas dicas de como aproveitar o mundo da literatura.
Leia mais
Crianças Jovens

Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

Ninguém precisa decorar um dicionário para isso o aumento de vocabulário, pois este item está entre os benefícios da leitura.
Leia mais
Crianças Jovens

Livros e histórias para o Dia das Mães que você precisa conhecer

Histórias com amor, carinho e muito aprendizado é o que você irá conhecer com as nossas sugestão de histórias para o Dia das Mães.
Leia mais
1 2 3 20