Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data, por sua vez, foi escolhida para coincidir com o fim das celebrações da semana de imigração japonesa e até hoje carrega uma importância inegável dentro de nossa história.

O Brasil, desde a abertura dos portos em 1808, declarada por Dom João VI, tornou-se um dos países que carregam em sua cultura uma diversidade étnica e cultural, consequente da miscigenação dos povos, que aconteceu após a chegada de italianos, alemães, ucranianos, poloneses, entre outros, para a obtenção de terras dentro do país.

Um dos resquícios que comprovam o acontecimento das imigrações é a existência de mais de 20 milhões de pessoas dentro do Brasil que possuem algum grau de descendência italiana, por exemplo.

A importância da comemoração do Dia do Imigrante

Atualmente, segundo dados do CONARE (Comitê Nacional para Refugiados) os índices de imigrantes no Brasil se concentram em maior parte entre refugiados venezuelanos, congoleses e sírios.

A imigração no Brasil não aconteceu apenas pelos interesses materiais dentro do país, mas também pela quantidade de refugiados que se abrigaram (e ainda abrigam) nossa nação. O dia do imigrante celebra e comemora a vida dessas pessoas. 

Inclusive, também em junho, no dia 20, comemora-se o Dia do Refugiado. Data para pensar e discutir o tema na sociedade.

Você sabia?

  • 34% dos refugiados concluíram o ensino superior em seus países de origem;
  • Em São Paulo há o Museu dos Imigrantes, criado para contemplar as memórias da história da imigração no país;
  • Em 2021 foram constatados 986.919 mil imigrantes no Brasil..

Como falar de imigração e refugiados com meus filhos?

Faz parte do processo de educar nossos filhos ter que falar sobre temáticas complexas, afinal, é melhor saberem por nós que somos pais, do que por outra pessoa. Visto isso, preparamos dois livros para você ler para seus filhos que podem ser essenciais para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto de forma descontraída e emocionante.

O Haiti de Jean

O enredo dessa história se baseia na família de Jean, um garoto cujo pai tentava buscar um lugar melhor para ele e sua família viver, visto que após um fenômeno natural destrutivo dentro do país, habitar o local se tornou algo perigoso.

A narrativa emocionante mostra as dificuldades da população haitiana e demonstra a partir de uma perspectiva ampla as dificuldades das pessoas de recomeçar após uma tragédia que afetou uma nação inteira.

O Haiti de Jean é um livro de superação e determinação, uma ótima oportunidade para introduzir o assunto aos pequenos!

Layla, a menina síria

Por causa da guerra na Síria, Layla e sua família tiveram que deixar o país. A história mostra os desafios de recomeçar tudo do zero em um novo local, o Brasil. A narrativa é contada pela própria Layla e mostra como a menina precisou lidar com memórias tristes e se adaptar à nova realidade.

O livro Layla, a menina síria contempla uma situação muito comum para quem é imigrante e refugiado. Dessa forma, destrincha não só a situação como também os sentimentos de quem passa por isso, uma ótima história de ler para seus filhos.

Gostou das nossas super dicas? Aqui no Livríssimo você encontra isso e muito mais! Fique de olho nos nossos artigos e se prepare para ler os melhores conteúdos sobre educação infantil, livros e elementos que permeiam a construção do indivíduo como ser dentro da sociedade!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27