A formação de leitores e a literatura como ponto de partida para abordar questões sociais

O impacto da literatura na sociedade moderna é inegável. Ela atua como uma forma de expressão para cada autor e leitor de uma obra. Alguns livros, inclusive, refletem a sociedade e nos permitem entender melhor o mundo em que vivemos, resultando na formação de leitores e pessoas mais conscientes com o seu ao redor.

CONFIRA: Leia histórias para crianças e use os livros para incentivar conversas importantes

A literatura mundial frequentemente explora questões sociais, aquelas que afetam grupos específicos de pessoas e até mesmo os direitos humanos. Afinal, arte é um reflexo da humanidade e uma forma de compreender o humano. Pode ser um caminho para uma infinidade de bons posicionamentos e aprendizados. Em uma sociedade que está se tornando cada vez mais desligada da interação humana, o hábito de leitura cria uma conversa entre os leitores e a realidade multicultural.

Formação de leitores para o mundo real

Falando de livros capazes de estabelecer uma conversa, o Livríssimo, inclusive, têm algumas indicações especiais para que você pai, mãe ou familiar, colabore com a formação de leitores atentos aos temas emergentes, provendo uma habilidade essencial para as suas crianças: empatia!

Corações de pedra

Começando com ótimo exemplo de histórias para ler para jovens capazes de atuar na formação de leitores mais conscientes sobre as questões sociais do mundo, Corações de pedra conta a história de Xexa, uma adolescente que tem tudo na vida. O que falta para ela parece ser um pouco mais de atenção dos pais. Quando estes resolvem se separar, a menina explode e se revolta. Sua tia Lúcia, porém, vai ajudá-la a enxergar uma outra realidade: a violência das grandes cidades, a urbanização descontrolada, a miséria, a corrupção e muitas outras coisas que ela não havia tido contato antes, já que vivia “protegida” pelos pais. Ao perceber que o mundo está caminhando para um caos sem fim por conta dos “corações de pedra” das pessoas, muitas transformações ocorrem na vida de Xexa e elas começam a interferir diretamente na vida de sua tia, de seus pais, enfim, de todos que estão à sua volta. Quando cada um começa a fazer sua parte, as mudanças não tardam a aparecer.

Ninguém é igual a ninguém

Ninguém é igual a ninguém nos lembra justamente que vivemos em um mundo vasto e colorido, repleto de elementos diversos em perfeita interação. Por isso, é tão importante entender cada coisa que vemos e respeitar uma simples verdade: somos todos diferentes. Escrito pelas autoras Regina Rennó e Regina Otero, em edição revisada e atualizada, esse livro propõe ao leitor explorar aquilo que nos torna diferentes, sempre respeitando essa incrível e bela diversidade. Com atividades complementares, o livro faz parte da série Ludo Ludens, e é um excelente incentivo para repensar nosso papel no mundo e nossas responsabilidades com o outro.

Vento forte, de sul e norte

Desde criança, em alguns momentos da vida, Luísa teve de enfrentar várias situações de preconceito e aceitação. Quando chamou Henrique para sua casa a fim de ajudá-lo com as aulas de Matemática, jamais pensou que ele agiria como tantas outras pessoas. Mas e aquela repentina aproximação de Gabriel? Será que ele realmente era um idiota como seu amigo Henrique? Uma história envolvente que lida com assuntos como homofobia, racismo e preconceito, mas na qual a amizade e o amor farão Luísa, protagonista deste sensível texto, tornar-se forte para aguentar os ventos do sul e do norte. Bem como, envolverá sua família em um grandioso projeto de formação de leitores e seres humanos melhores.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27