Dicas de brincadeiras para fazer em casa e divertir as crianças

Passar tempo e fazer coisas com seus filhos ajuda a construir o relacionamento de vocês e a fortalecer a confiança da criança em si mesmo. Brincadeiras para fazer em casa são uma ótima forma de preencher esse tempo com muita alegria. Pense, reservar um momento especial para brincar com os pequenos é uma chance única de:

  • Dar toda a sua atenção e enviar a mensagem de que ele ou ela é a coisa mais importante para você;
  • Ver o mundo pelas lentes da criança;
  • Descobrir  e explorar os gostos, desgostos, preocupações e frustrações um do outro;
  • Ao mesmo, traz a chance de orientar, conversar e ouvir sem que soe como uma bronca;
  • É também a chance de se apresentar como um modelo.

Abaixo, daremos cinco ideias de brincadeiras para fazer em casa, que  você pode usar como ponto de partida para criar atividades.

Brincadeiras para fazer em casa:

1 – Reaproveite a Reciclagem

Entre as brincadeiras para fazer em casa, a imaginação e a criatividade sempre devem imperar. Use tubos vazios e um pouco de fita para criar sistemas de túneis para carros de brinquedo, pistas de mármore, telescópios e bastões de chuva. Todas as caixas de papelão também são úteis para construir fortes e casas para bichos de pelúcia. Sabe as revistas e folhetos? São a fonte perfeita para um projeto de arte de colagem. 

2 – Construa um percurso de obstáculos

Em sua sala de estar ou quintal, crie uma pista de obstáculos usando utensílios domésticos. Configure atividades simples como rastejar por cima e por baixo de cadeiras, passar por túneis de caixas de papelão, jogar bichos de pelúcia em uma cesta e por aí vai. 

3 – Experimente alguns clássicos

Você não precisa reinventar a roda. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, cartas, jogar charadas e o bom e velho hábito de leitura. Que tal reservar um tempo diário para ler um livro em voz alta em família? Ler é brincadeira e coisa séria ao mesmo tempo. Ensina e diverte. Pode estar entre as brincadeiras para fazer em casa, na rua, na escola, no carro. A versatilidade de possibilidades é tanta quanto os benefícios que proporciona. 

E já sabe, para escolher os melhores livros é só clicar aqui!

Outra atividade incrível para fazer em casa é montar um clube do livro e a gente já deu as dicas de como começar: Momento da leitura em família: que tal criar um clube do livro? 

4 – Mãos na massa

Peça aos seus filhos que ajudem na cozinha e experimentem alguns pratos diferentes do habitual da sua casa. Você pode deixar as crianças definirem o menu e planejar a noite, ou pode criar uma competição no estilo “Masterchef” e deixá-los serem criativos com os ingredientes de escolha. Ah, limpar a sujeira também pode fazer parte das brincadeiras para fazer em casa!

5 – Seja bobo

Às vezes, a melhor dica de brincadeira é se permitir ser bobo e deixar a alegria reinar. Cantem algumas músicas, façam músicas, pulem, dancem. Tente se lembrar de um dos livros de histórias favoritos do seu filho e reconte a história. Deixe seu filho corrigir seus erros; pode mudar em algumas linhas drasticamente de forma que você sabe que ele vai rir. Façam caretas ou joguem “cara séria”. Nessa brincadeira, quem faz a outra pessoa rir primeiro ganha. Você pode até ter um concurso de encarar. Outra boa ideia, peça para seu filho narrar um filme favorito ou o entreviste para um programa de TV de mentira.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27