O que é, o que é? Brincando de adivinha

Você sabia que o hábito de adivinhas, o que é, o que é, adivinhações é muito antigo entre os seres do mundo? Você já ouviu falar na história de Tebas e o terror da esfinge? A lenda conta que a esfinge assombrava a cidade de Tebas e a única maneira de eliminá-la era responder corretamente um dos seus enigmas.

Diz a lenda que o rei Édipo conseguiu quando a esfinge lançou a pergunta: “Qual é o animal que, de manhã tem quatro pés, ao meio-dia dois, e à tarde três?” A resposta dada por Édipo, foi “o homem”, já que quando bebê ele engatinha, ao crescer anda com as duas pernas e na velhice se apoia em uma bengala. Ao ouvir a resposta de Édipo, a esfinge caiu no mar e a cidade de Tebas foi liberta por uma brincadeira de adivinha.

O que é adivinha?   

Em geral, adivinha é uma pergunta em forma de charada que desafia o receptor da mensagem e o leva a raciocinar, em um gênero textual divertido. Conhecida também como “adivinhações” ou “o que é, o que é”, são parte do nosso folclore e estão incorporadas à cultura e literatura infantil brasileiras.

Há quem diga que é uma forma de ginástica mental, pois muitas charadas são verdadeiros desafios e, assim como em jogos educativos, podem ser feitas em formato de competição que terminam com vitória de quem compreende o sentido do que foi escrito e descobre a lógica do enunciado. Embora seja comum entre as crianças, o brincar de adivinha pode ser divertido também para muitos adultos. 

A adivinha, conhecida como adivinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. Na antiguidade, eram muito usadas como desafio aos homens para provar a sabedoria que possuíam.

Adivinhas do folclore

Na antiguidade, as adivinhas eram usadas como maneira de os homens provarem sua sabedoria por meio das charadas e adivinhações, que sempre começam com a expressão “o que é, o que é”. A resposta nem sempre é fácil, mas, em geral, é engraçada. E, adivinha só, nós trouxemos alguns exemplos de charadas para você começar a diversão: 

  • O que é, o que é uma casinha sem porta e sem janela. 
    O ovo.
  • O que é, o que é, que cai em pé e corre deitado?
    A chuva.
  • O que é, o que é que em um instante se quebra quando se diz o nome dele.
    O silêncio.
  • O que é, o que é que tem cabeça e tem dente, não é bicho e nem é gente.
    O alho.
  • O que é, o que é que mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
    A Balança.
  • O que é, o que é, tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça?
    A cadeira.
  • O que é, o que é, surdo e mudo, mas conta tudo?
    O livro.
  • O que é, o que é, quanto mais aumenta, menos se vê?
    A escuridão.

Gostou do nosso conteúdo sobre a “O que é, o que é”? Quer se aventurar brincando de adivinhas com seus amigos? O livro Adivinha Só pode ser o primeiro passo e está disponível na loja virtual da Editora do Brasil, assim como muitas outras histórias que divertem, ensinam e promovem a reflexão sobre temas sensíveis e necessários como o racismo.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL