Entenda o papel da rotina na vida das crianças

Criança precisa de rotina? Muitos pais se questionam sobre o papel da rotina na vida dos filhos e ficam em dúvida sobre a criação de um cronograma diário.

No entanto, a importância da rotina para os pequenos é inegável, uma vez que influencia significativamente no desenvolvimento infantil e proporciona uma boa saúde mental para os mesmos.

Assim, quando o assunto é a educação infantil, precisamos ficar atentos a diversos fatos. Um deles, é que, criança é criança, então se for para estabelecer uma rotina, que seja adaptada para a vivência delas, de forma leve e prática, sem tarefas mirabolantes ou que exijam muito.

Como criar uma boa rotina para meu filho?

O primeiro passo para criar uma boa rotina para seu filho é buscar entender o que ele gosta de fazer no dia a dia. Observar o comportamento da criança quando há tempo livre e identificar em quais pontos uma organização melhor poderia fazer bem para ele é também uma ótima alternativa.

Definir a hora de dormir, a hora de acordar, quando se pode jogar videogame e que horas deve fazer o dever de casa são elementos importantes para complementar uma rotina infantil.

Os maiores benefícios da rotina na vida das crianças

Ter uma boa organização na vida desde cedo pode trazer inúmeros benefícios para o indivíduo a longo prazo. Ainda, a curto prazo a rotina pode ser fundamental em vários aspectos como:

Diminuição do uso dos celulares

A maioria das crianças hoje em dia passam a maior parte do tempo livre jogando online e assistindo vídeos nas redes sociais. Contudo, um cronograma regrado pode diminuir o tempo excessivo nas telinhas e ainda, direcionar a energia da criança para outras atividades.

Aprendizado sobre disciplina

Uma rotina equilibrada, definida por horários e obrigações a serem cumpridas ensina sobre disciplina, um importante elemento na vida adulta. Aprender a ter disciplina desde cedo é um diferencial para a criança, uma característica que faz parte de uma educação construtiva e é essencial para a vida.

Comprometimento com tarefas

Um dos maiores benefícios de ter uma rotina infantil é que as crianças aprendem a ter comprometimento e responsabilidade com as tarefas a serem executadas. A partir da prática constante,o cumprimento das atividades vira um hábito contingenciado pelo exercício diário.

Um fator que pode ser complementado a este elemento é o oferecimento de pequenas recompensas para os pequenos depois de realizar suas obrigações, isso incentivará e influenciará no desenvolvimento das suas habilidades, motivando e trazendo novas perspectivas para eles.

Dica do Livríssimo!

O livro “Vida Dura de Borracha” traz um novo olhar sobre tudo que existe ao nosso redor, mostrando novas percepções para o leitor acerca de tudo aquilo que ele faz e pensa. 

A história conta a vida de uma Borracha que sempre vai apagando seus erros do dia a dia quando eles acontecem, mas quando ela perde a sua utilidade, começa a prestar atenção no seu cotidiano e nas coisas que passavam despercebidas.

Assim é a nossa rotina, às vezes erramos, aprendemos e vemos as situações por outros ângulos, dando novos sentidos às coisas e transformando até mesmo, o chato em legal.

Que tal dar de presente este livro para o seu pequeno?

Essa leitura  vai ajudá-lo a dar novos sentidos para as tarefas e ainda sim, pode fazer parte da rotina infantil. Ler um bom livro é sempre uma boa opção, juntando aprendizado com diversão, o Livríssimo te recomenda essa super literatura escrita por Regina Rennó!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27