Empatia – capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa. Alteridade – exercício de se colocar no lugar do outro. Ambos, frequentemente, são considerados bases críticas para ações e posicionamento no mundo. Porém, tanto a empatia quanto a alteridade dependem da capacidade de se reconhecer nas semelhanças e diferenças. Trazer livros sobre empatia e que trabalhem, também, o conceito de alteridade para o dia a dia dos seus filhos tem a potência de criar essa consciência desde cedo.
Afinal, alteridade é fruto de uma construção, não apenas encontrada a esmo. Ela é aprendida, imaginada e imposta na sociedade contemporânea. Criar um mundo melhor é uma ação individual e, ao mesmo tempo, coletiva. Todos nós sabemos que ler livros é um hábito extremamente positivo para nossas crianças e que deveríamos reservar mais tempo para a leitura, dado o que está em jogo. Mas, além de conforto para a alma, bons títulos são alimento para a mente.
Sabendo a importância da leitura na infância, o Livríssimo tem algumas dicas especiais de livros sobre empatia. Vamos conferir?
Etevildo e a Festa Do Pijama
Encabeçando as indicações de livros sobre empatia, temos Etevildo e a Festa do Pijama, lançamento especial da Editora do Brasil. Na trama, diferenças, interesses conflitantes e preconceitos são debatidos por meio da trajetória de Etevildo, que recebeu permissão para convidar alguns amigos para uma festa do pijama, mas que resolve chamar não os seus melhores amigos, mas aqueles colegas que ele gostaria de se aproximar. Uma narrativa sobre diferenças, amizades, quebra de paradigmas e sobre estar aberto para novas oportunidades.
O Pequeno Príncipe/The Little Prince
Se tem uma obra necessária em uma lista de livros sobre empatia, este é O Pequeno Príncipe. Em seu mundinho, há um céu com várias estrelas, diferentes planetas e asteroides. Em um deles vive o famoso e pequeno príncipe que cuida muito bem de seus vulcões e de sua rosa. Ele quer explorar o espaço , descobrir o que mais os céus podem oferecer, assim como aprender mais sobre si e os outros. Em edição bilíngue em português e inglês, Telma Guimarães traz aos leitores fascinados por boas histórias mais um clássico da literatura internacional.
1 Milhão de Mistérios
Fechando a tríade de livros sobre empatia temos 1 Milhão de Mistérios, que é parte da série Cabeça Jovem, na qual o Colégio João Cabral de Melo Neto é sempre palco de diferentes histórias, algumas sobre ansiedade, outras sobre depressão. Todas elas, no entanto, têm em comum amizade e superação. Não poderia ser diferente com este novo livro que encerra a saga. Nele, Alan sofre com sua baixa autoestima e excessiva timidez; Duda luta contra momentos paralisantes de puro pânico. Ambos se sentem sozinhos, isolados e sem esperança. Porém, a escuridão não é páreo para a amizade e, juntos, os dois descobrirão a força que têm dentro de si ao compartilhar e ver o outro.
A importância da leitura infantil e o livros sobre empatia
É importante que as crianças aprendam a ter bondade e compaixão desde tenra idade. Assim como os livros sobre diversidade ensinam o respeito, os livros sobre empatia para crianças, ajudam a aprender como identificar e expressar emoções. Porém, atenção, não compre qualquer obra que pareça bonita na prateleira. É importante escolher livros infantis que sejam intencionais.
Acesse a loja virtual da Editora do Brasil para encontrar uma extensa lista de boas recomendações!