“Meu filho adorava ler quando era pequeno. Agora, não consigo me lembrar da última vez que o vi com um livro”, lamentam algumas mães de adolescentes. Conforme eles crescem, aumenta a genuína preocupação dos adultos sobre o “como ler mais” em contraposição a disputa de espaço com as telas.
LEIA TAMBÉM: A importância de criar o hábito de leitura na infância.
Acontece que essa disputa não precisa existir, um meio não precisa anular o outro. Tanto a leitura impressa quanto a online estão profundamente estabelecidas no dia a dia e há espaço para ambos e, talvez, o que precise mudar é a atitude dos pais e responsáveis diante do que os jovens gostam.
Como ler mais em um mundo digital?
Acontece que a paixão é um ingrediente ativo para a leitura voraz. Talvez a melhor maneira de ajudar os leitores mirins a saber como ler mais, seja focar em quão divertido é. Ou seja, trate cada texto como valioso. Em vez de zombar das fanfics, graphic novels ou textos do Tumblr, que os jovens gostam, ofereça, como pai, oportunidades de discussão sobre elas.
Deixe seu filho escolher seu próprio material de leitura. Você certamente pode apresentá-lo a um novo gênero e expô-lo a muitas opções, mas os jovens devem ter escolha dentro e fora da escola para ler sobre as coisas que mais lhes interessam. Evite tentar controlar os hábitos de leitura de um adolescentepor meio de críticas, reclamações ou elogios excessivos.
Quer seu filho leia papel ou tablet, há coisas que você pode fazer para mantê-lo envolvido:
- Deixe-o ver como a leitura é importante lendo também. Se você estiver lendo em seu tablet, celular ou leitor digital, diga ao seu filho o que você está lendo (romance, jornal, etc.);
- Construa um hábito de leitura na rotina diária, todos os dias, se possível;
- Muitos pais param de ler para seus filhos quando começam a escola. Continue! À medida que envelhecem, escolham juntos as obras;
- Dê livros como presentes aos seus filhos;
- Que tal incentivar também a escrita? Incentive seus filhos a escrever histórias e extravasarem a imaginação;
- Crie espaços para ler. Organize sua casa para incentivar a leitura. Arranje pelo menos um lugar confortável para se aconchegar e se perder em um livro;
- Não desista do papel. Ler livros em papel pode nos ajudar a praticar a leitura profunda.
Na hora de planejar formas de como ler mais, pense nas vantagens dos formatos e traga a tecnologia e a conexão ao seu favor, não como inimiga.