Poucos sabem, mas a leitura para bebês tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Porém, muitos pais acabam ficando em dúvida em como introduzir esse hábito na vida dos “filhotes”.
Um dos principais questionamentos é sobre como praticar o hábito de leitura com alguém que ainda nem sabe ler, mas educadores reforçam que a leitura é imprescindível para qualquer fase da vida — inclusive quando bebê.
E os benefícios da leitura para os bebês são diversos e estimulam diversas áreas do cérebro, que, vale lembrar, ainda está em desenvolvimento.
Os benefícios da leitura para bebês
Desenvolvimento da linguagem
Um dos motivos pelos quais algumas crianças começam a falar mais rápido que as outras é o fato de que seus cérebros foram mais estimulados a exercitar a fala. E a leitura para bebês é um dos ótimos caminhos para isso. Mesmo que, nesse momento, ele não entenda o enredo da história, estará em contato com a linguagem oral e escrita.
Estimula o raciocínio lógico
Como dito acima, quando o bebê está em contato com o livro e com a leitura, diversas áreas do cérebro estão sendo estimuladas. Nos livros infantis, principalmente, é bastante presente o enredo de “causa e consequência”, o que leva o bebê a exercitar o seu raciocínio.
Ensina os valores
Como a maioria dos livros infantis possuem histórias com “lições”, o bebê entra em contato desde cedo com valores fundamentais para qualquer sociedade, como a honestidade, o altruísmo e a amizade.
Potencializa a aprendizagem
Isso porque, quando entra em contato com o universo da leitura, o cérebro se desenvolve e “se acostuma” com o processo de estar em contato com “coisas novas”. Uma analogia válida é com a academia: quando uma pessoa, que tem histórico de preparo físico, vai conseguir evoluir mais rapidamente nos exercícios em comparação a pessoa que não tinha aquele histórico.
Estimula a disciplina e a atenção
Quando praticado desde cedo, o hábito de leitura para bebês, principalmente em voz alta, ajuda o cérebro a interpretar entonações e, com isso, estimular a concentração do bebê na leitura (mesmo sem entender muito). E se feito em um horário fixo (antes de dormir, por exemplo), a criança ainda entra em contato com as noções de rotina e disciplina, o que traz grandes qualidades para o desenvolvimento pessoal no futuro.
Dicas de quais livros escolher
Como reforçado, o bebê ainda não tem total noção do que está sendo dito no livro. Mas existem alguns “truques” que podem captar a atenção do pequeno leitor. Livros com imagens, dedoches ou até que produzem efeitos sonoros são ótimos para que a leitura para bebês estimule, também, outros campos do cérebro e, assim, torne a experiência — ainda mais — enriquecedora.
Veja aqui o catálogo de livros infantis da Editora do Brasil para o pequeno leitor e boas leituras.