Quem foram os Irmãos Grimm e qual sua importância para os contos infantis?

Você sabe quem foram os Irmãos Grimm? Wilhelm Grimm e seu irmão mais velho Jacob Grimm são erroneamente indicados com os pais dos contos infantis e contos de fadas. Porém, não é bem assim. Os Irmãos Grimm tem uma grande importância para a literatura, principalmente a infantil, mas suas contribuições são um pouco diferentes.

LEIA TAMBÉM: Como estimular uma criança a ler? 

Então, quem foram os Irmãos Grimm?

Os Irmãos Grimm nunca pretenderam ser escritores famosos. Em vez disso, viam-se como colecionadores e historiadores literários. Originalmente, a dupla se propôs a registrar e categorizar a história oral nos países de língua alemã. O objetivo era registrar as sagas, histórias épicas e contos que foram passados ​​de geração em geração. 

Ou seja, apesar do fato de Jacob e Wilhelm serem frequentemente associados à criação da Branca de Neve ou Rapunzel, os irmãos não escreveram nenhuma dessas histórias. Na verdade, elas existiam muito antes de o mundo saber quem foram os Irmãos Grimm e, originalmente, não foram feitas para crianças.

De onde vieram os contos de fadas? 

Os contos de fadas, na verdade, fazem parte de uma longa tradição oral – passada de geração em geração, muitas vezes por mulheres para se distraírem da vida doméstica. Mas à medida que a industrialização veio e se enraizou, essas tradições mudaram e estudiosos, como os Irmãos Grimm, começaram uma busca para salvá-las da extinção. 

Nesse processo, entrevistaram pessoas coletando quaisquer histórias que pudessem. E, em 1812, Jacob e Wilhelm publicaram tudo o que reuniram em uma coleção intitulada “Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos”, ou o que agora é conhecido como contos de fadas dos Grimm. Essa antologia teve outras edições e tem sido até hoje uma fonte contínua de inspiração para os contos de fadas e contos infantis

A importância dos contos de fadas para as crianças e a própria influência dos Irmãos Grimm pode ser observada na quantidade de adaptações que essas lendas orais tiveram depois, tanto em livros quanto em filmes. E aí, que tal levar um pouco de toda essa história para as leituras dos seus filhos?

A gente tem algumas dicas de obras especiais:

Agora que você já sabe quem foram os Irmãos Grimm e a importância deles para a literatura mundial, as dicas de livros aqui trazem o melhor do espírito dos contos e fábulas, só que ampliando o conceito com temas que vão além dos clássicos europeus e chegam a outras terras e culturas.

Histórias Africanas para Contar e Recontar (indicado para crianças a partir dos 9 anos): 

Histórias para ler, contar, se divertir e conhecer um pouco dos costumes africanos no qual os animais fazem parte do imaginário popular. As fábulas e os contos são ouvidos pelas crianças em volta da fogueira, enquanto o personagem cantador inventa sons para enriquecer as fantásticas narrativas. São histórias que encantam e despertam a imaginação.

Contos da Terra do Gelo (indicado para crianças a partir dos 9 anos): 

Por que há dia e noite? Como surgiu o vento? De onde viemos? Os esquimós procuram desvendar esses e outros mistérios da natureza e de seu povo por meio de curiosos contos que são passados de geração a geração na Terra do Gelo, região distante e fria. Em mais um trabalho com lindas ilustrações de Graça Lima, Rogério Andrade Barbosa nos convida a explorar um pouco dessa cultura, tão interessante e muitas vezes tão desconhecida por nós.

O Pássaro de Ouro (indicado para crianças a partir dos 10 anos):

Pedrinho está se mudando para uma nova fazenda onde seus pais conseguiram emprego. No caminho, o menino se perde ao tentar ajudar alguns pássaros. Um deles, é o pássaro de ouro, ser mágico que ensina Pedrinho a voar. Juntos, eles passam por lugares maravilhosos e o menino conhece o reino dos pássaros, onde todos prometem ajudá-lo a reencontrar os pais. Além dessas aventuras, o pássaro de ouro irá mostrar ao menino a importância do sonho, da confiança e da perseverança.

Contos de Amor dos Cinco Continentes (indicado para crianças a partir dos 11 anos): 

As histórias de amor com ou sem final feliz sempre moveram o mundo. Cada cultura, em cada um dos continentes do planeta, conta a seu modo as peripécias dos amantes para viver seu sentimento. Capaz de quebrar barreiras e preconceitos, o amor pode exigir também um grande esforço para que seja concretizado. Rogério Andrade Barbosa reúne neste livro cinco contos de amor tradicionais de cada um dos continentes, apresentando diferentes culturas e representações desse sentimento no mundo todo. Neste projeto, cada conto é ilustrado por um representante do continente em destaque, complementando essas emocionantes narrativas para o jovem leitor.

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL