Everybody was kung fu fighting, those kids were fast as lightning! A estreia de Kung Fu Panda 4 vem com tudo para animar os fãs da franquia! Quem aí já estava com saudade? O primeiro filme é de 2008 e, acredite, Kung Fu Panda 3 foi lançado em 2016. Agora, depois de oito anos, a quarta animação retorna às telonas no dia 21 de março.
Algumas crianças estão ansiosas por esse lançamento, assim como, com certeza, vários adultos! Vamos entender por que a franquia tem tantos fãs e, ainda, aproveitar o fascínio que provoca nos filhos para incentivá-los a ler mais.
E quem não gosta de Kung Fu Panda?
O segredo para Kung Fu Panda atravessar gerações é a mistura de comédia, kung fu – lembrando que filmes sobre artes marciais têm seu público fiel – e personagens da fauna chinesa com características humanas, nos fazendo refletir sobre nós mesmos e os demais. Por exemplo, Po, o panda, é um protagonista carismático e inesperado, nos ensinando a quebrar estereótipos e a lutar pelos nossos objetivos.
Tudo isso contém como pano de fundo as belas paisagens da China e muita tradição ao retratar uma arte milenar. Não à toa, os filmes da franquia carregam a filosofia oriental com os sábios conselhos e provérbios do mestre Oogway, a tartaruga-das-galápagos.
Quanto mais vezes assistimos, mais compreendemos as nuances filosóficas e a profundidade da história. É claro que as crianças estão aprimorando seu espírito crítico, então, no primeiro momento, se encantam especialmente pelas personagens de Kung Fu Panda, animais misteriosos, inteligentes e com uma pitada de fantasia.
E não é só na franquia, animais chamam a atenção dos pequenos no mundo real, nos brinquedos, nas fábulas gregas e nos livros.
6 livros infantis sobre animais
Uma forma de incentivar crianças que gostam de obras cinematográficas como Kung Fu Panda a tomar gosto pela leitura é lhes apresentando livros infantis sobre animais. Além das ilustrações dos bichinhos chamarem a atenção, suas histórias são divertidas e cheias de peripécias, prendendo os leitores e lhes ensinando importantes valores para a vida.
Confira sugestões de títulos para diversas idades.
1. A grande campeã
Assim como o panda Po, Lelê, uma gaivota, está treinando muito para conquistar seu sonho: vencer a Olimpíada de Voos Acrobáticos da Escola Gaivotas. O que ela não sabe é que ganhará outro prêmio muito mais importante: a amizade. Indicado para crianças com 7 anos ou mais, o livro vem com um CD de músicas que animam a história.
2. Quem pegou minhas pintas?
Uma onça acorda de um sonho terrível com muita sede e vai até a lagoa beber água. Quando vê sua imagem refletida, se assusta: estava sem suas pintas! Desconfiando dos outros animais pintados da floresta, a Girafa, a Tartaruga e a Hiena, conversa com eles. Ninguém sabe de nada, mas todos tentam ajudá-la. Recomendado para crianças a partir dos 7 anos.
3. Na floresta dos cinco sentidos
Atenção: um bom praticante de kung fu precisa explorar seus cinco sentidos! Este livro vai ajudá-lo.
A pauta da reunião anual dos bichos da floresta são os cinco sentidos. O interesse é que os animais podem usar suas características para exemplificar tato, olfato, audição, paladar e visão. Qual animal representará cada um? Indicado para crianças com 8 anos ou mais.
4. Dois pinguins por aí
Os pinguins Ted e Tom estão viajando, mas não contaram para ninguém onde foram. Começa um buchicho… Foram à praia? À floresta? Ou ao deserto? Cada bicho tem a sua teoria. Uma história cheia de rimas (e um pouco de fofoca), indicada para crianças acima de 9 anos.
5. Cores da Amazônia – frutas e bichos da floresta
O cenário aqui não é a antiga floresta chinesa, é a nossa Floresta Amazônica! Quem já ouviu falar em tucumã, uxi, buriti? E na aperema, no guará e na sucuri? Ideal para crianças com 9 anos ou mais, este livro de poemas mostra algumas frutas e bichos da região e ainda é acompanhado de um CD com músicas inspiradas nos ritmos amazônicos.
Leia também: Consciência ambiental: como ensiná-la aos filhos?
6. Viva a liberdade!
Os animais da Floresta do Amor sofrem nas garras do novo rei, o Tigre. O Alce e o Raposo elaboram um plano em que usam a inteligência em vez da força. Como será que eles vão conseguir a liberdade do reino? Recomendado para crianças com 10 anos ou mais.
E aí, vai acompanhar os filhos ao cinema? Depois do filme, você pode ler essas histórias com elas!