Volta às aulas: 7 dicas para ajudar os filhos

Volta às aulas: 7 dicas para ajudar os filhos

Após dois meses em casa, é natural que as crianças estranhem a volta às aulas. Até mesmo as que frequentam a escola durante as férias podem estranhar o retorno de uma rotina de estudos mais puxada.

Pensando nisso, criamos uma lista com 7 dicas para a volta às aulas dos pequenos, ajudando vocês, pais e responsáveis, a lidar com as inseguranças dos filhos e reestabelecer a rotina da casa. Pegue o papel e a caneta e confira!

1. Torne a mudança de rotina algo gradual

Nas férias, a rotina diária muda. Os jovens podem dormir e acordar mais tarde e se dedicar totalmente ao lazer. Por isso, a volta às aulas nem sempre é vista com bons olhos por eles.

Estabeleça uma transição gradual para a rotina de estudo. Vocês podem ir para a cama mais cedo já uma semana antes das aulas começarem para se acostumarem. Após as aulas começarem, os horários para fazer as tarefas de casa e estudar também precisam ser ajustados aos poucos.

2. Participe do processo de readaptação

Todos os dias, pergunte ao pequeno como foi a jornada escolar e quais atividades ele realizou. Além disso, pergunte sobre sua socialização: se fez amigos, se conversa com professores e auxiliares e se se alimenta bem. Isso transmitirá confiança à criança.

Vá um dia à escola para conhecer os professores e demais pessoas envolvidas na educação do seu filho, já que terão contato durante o ano todo.

3. Converse sobre o que a criança está sentindo

É comum que crianças encontrem desculpas para evitar a volta às aulas, dizendo, por exemplo, que estão se sentindo mal (e, às vezes, elas estão de fato passando mal por conta da ansiedade).

Dificilmente elas revelam que não querem ir para a escola por estarem inseguras com os novos professores, colegas, ambientes ou conteúdos. Você precisa criar um espaço acolhedor para conversarem abertamente sobre o assunto.

Leia também: Bullying na escola: como lidar com o problema na volta às aulas?

4. Associe a escola a sensações positivas

A escola é o primeiro lugar onde estabelecemos relações sociais fora da família. É lá onde fazemos amigos, aprendemos a lidar com sentimentos (como a vergonha ao apresentar aquele trabalho na frente da sala) e, claro, adquirimos conhecimentos que nos acompanharão por toda a vida.

Converse sobre a importância da escola com a criança. Nunca a associe a um castigo ou um ambiente difícil de se frequentar.

5. Inclua a criança na organização da rotina escolar

Português na segunda-feira, Matemática na terça-feira… Ainda há os dias em que o professor solicita um apetrecho extra! Cada dia da semana necessita de um material diferente, então você e a criança podem juntos arrumar a mochila.

Lanche, garrafa de água e uniforme são utensílios que vocês precisam providenciar diariamente. A criança vai adquirindo essa percepção porque, ao ser incluída na organização, desenvolve o senso de responsabilidade e a independência, além de encarar a escola de forma mais positiva.

6. Ajude a criança com seus desafios

Novos conteúdos podem deixar os pequenos muito apreensivos já no início do ano letivo. Por exemplo, para uma criança que no ano anterior achou difícil conhecer as letras do alfabeto, pensar em alfabetização é inquietante! Para outras, o medo pode vir dos números…

Esteja disposto a tranquilizar seu filho e a ajudá-lo nas suas dúvidas. Estudem juntos em casa e se mostre otimista de que ele é capaz de aprender.

Veja também: Como lidar com o medo infantil por meio da leitura?

7. Elogie as conquistas

Para cada avanço da criança, seja relacionado à socialização ou ao processo de ensino-aprendizagem, não se esqueça de elogiá-la. Demonstre que você percebe seus sucessos para incentivá-la a sempre ir além!

Dica bônus para a volta às aulas: um livro vai ajudá-los!

A leitura é uma grande aliada em todos os momentos da vida. Para readaptação à rotina escolar, “A orelha vai à escola todos os dias – Provérbios africanos para ler e refletir” é um ótimo incentivo.

A ORELHA VAI À ESCOLA TODOS OS DIAS;  – PROVÉRBIOS AFRICANOS PARA LER

Provérbios são expressões da sabedoria popular e apresentam algum ensinamento ou reflexão importante tanto para quem escuta como para quem conta. Nesta divertida e sábia seleção de provérbios africanos, Rogério Andrade Barbosa e o ilustrador Marcelo Pimentel abordam diversos temas, inclusive a importância de ir à escola e dos conhecimentos que adquirimos na vida. 

 

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL