Você já se perguntou sobre como cada criança assimila o que é ou não sua família? Apesar da convivência com membros familiares ajudar na identificação, muitos filhos demonstram dificuldades na hora de aprender essa dinâmica. Por isso, hoje falaremos sobre as formas de ensinar o que é família para seu filho. Vem com a gente!
Uma das tarefas mais importantes para os pais na educação de seus filhos é ajudá-los a entender o significado das coisas. Entre esses elementos importantes, o significado de família é algo fundamental a ser abordado no crescimento infantil.
5 formas de ensinar o que é família para seu filho
1. Use a arte como instrumento
A arte é uma ferramenta fantástica e que tem um poder inegável na vida dos indivíduos. Por meio dela podemos expressar nossas emoções e aprimorar nossas habilidades cognitivas. No intuito de ensinar o significado de família para as crianças, a arte é um facilitador da comunicação entre pais e filhos, que permite a exposição da percepção e dos pensamentos em sua mais pura ingenuidade.
Experimente perguntar ao seu pequeno quem é a família dele e peça para desenhar cada membro que ele considera que seja parte desse ciclo. A partir da observação do resultado da obra de arte você pode entender um pouco mais sobre a visão do seu filho sobre o assunto e se preparar para o próximo passo: o diálogo.
2. Forneça um bom diálogo
E se no desenho houver o amiguinho da escola, a vizinha da frente ou a moça da padaria? Certamente você precisará explicar em uma boa conversa quem pode ser considerado família ou não.
Um bom diálogo é a porta de entrada para o aprendizado. Assim, tente explicar utilizando exemplos reais de, por exemplo, quem é a sua família para você.
3. Ensine sobre valores
Após a conversa ser estabelecida, que tal falar um pouco sobre valores, crenças e até mesmo sentimentos? Família não é só quem é de sangue, nem somente quem mora na mesma casa, mas também não é todo mundo que faz parte desse ciclo!
Explicar isso pode ser um pouco complicado, e uma boa tentativa de ensinar o que é família é refletindo sobre o que ele sente por cada membro, e qual o papel dessas pessoas na sua rotina.
É importante também salientar dentro dessa temática que nem toda família é perfeita, e não existe um modelo certo que seja padrão para todas as pessoas. Tem bebê que é adotado, tem filho que é criado pelos avós, tem criança com pais separados, mas, mesmo assim, cada um tem a sua família, ou a quem chamar de família, de um jeito único e especial.
4. Delimite os papéis familiares
Falar sobre qual é o papel da família, isto é, também delimitar as funções de cada um no ciclo familiar é interessante de ser discutido. O que o papai e mamãe podem fazer? A quem devo obedecer?
Papai é quem cuida? E se eu tiver um pai que não é o meu biológico, mas mesmo assim considero como pai?
Esses questionamentos são muito comuns, e para explicar cada um deles, confira nossa última dica!
5. Veja filmes e leia livros sobre a temática
Colocar o tema como pauta no dia a dia é uma grande estratégia para ensinar o que é família de forma dinâmica e consistente sobre o tópico para suas crianças. Além de filmes sobre famílias, os livros sobre famílias são os mais queridinhos para falar sobre o assunto!
Pensando nisso, separamos uma super dica para você.
O livro “A árvore contente”
Nesse clássico da literatura infantil Editora do Brasil a escritora Telma Guimarães aborda de forma descontraída o tema. A partir dos questionamentos das crianças, o livro ensina sobre o que é, e o que pode ser considerado família.
Adquira essa literatura fantástica e inicie o assunto com o seu pequeno!
A importância da leitura
Ler livros sobre famílias é uma ótima maneira de falar sobre o assunto. A literatura infantil é repleta de enredos animadores e que podem ser muito úteis na educação construtiva dos seus filhos.
Incentive o hábito da leitura, leia histórias para seus filhos, faça parte do dia a dia dos pequenos e esteja ali para sanar qualquer dúvida!
E se você curtiu as nossas dicas, fique de olho no nosso site!