A importância do incentivo a arte na infância

O incentivo à arte na infância é um elemento importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio da arte novos sentidos podem ser aguçados, as expressões das emoções se tornam claras e habilidades socioemocionais são aprendidas de uma forma dinâmica e interessante.

A educação infantil tem passado por muitas mudanças, principalmente nas escolas, visto isso, a promoção de uma vivência artística e cultural para as crianças também se tornou parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Dentro da sala de aula são realizadas atividades que procuram não só entender a história da arte, mas também proporcionar que as crianças se tornem pequenos artistas, desenvolvendo suas obras e expressando seu próprio universo por meio de cores, desenhos, músicas e até danças.

Como incentivar a arte na vida do meu filho em casa?

Em casa, o assunto também é importante. Ensinar nossos filhos a ter um contato mais direto com a arte possibilita o desenvolvimento saudável. A arte educa de diversas formas e por isso, vamos te dar três dicas para conseguir incentivá-la na vida de seu filho.

1. Proponha atividades lúdicas

As atividades lúdicas são o instrumento perfeito para misturar diversão com aprendizado, além disso, muitas delas proporcionam um contato com a arte, como é o caso do Brincalelê – Uma casa para 10!

Nessa atividade, usando uma caixa de papelão e reutilizando embalagens a criança poderá montar sua própria casa, usando sua imaginação e a arte para expressar aquilo que sente, criando novos cenários de acordo com a sua percepção.

2. Colorir e desenhar é uma boa ideia!

Existem livros que são feitos especialmente para essa ocasião. Livros com imagens prontas para colorir e com espaços para desenhar são também uma ótima forma de incentivar a arte na infância. 

Esse tipo de atividade pode ajudar no desenvolvimento da criança em vários aspectos como: capacidade de se expressar por meio das cores e desenhos, aprimoramento das habilidades motoras e desenvolvimento da percepção.

3. Conte histórias sobre artistas importantes

A arte de contar histórias é fundamental para o relacionamento de pais e filhos! Além de estreitar os laços afetivos, promove um tempo de qualidade essencial para o desenvolvimento da criança.

Passar tempo com os pais é uma das atividades preferidas de todo filho pequeno, juntar isso com o desejo de apresentar o mundo artístico para o seu pequeno é uma ótima forma.

Uma super dica é conversar sobre o que algumas obras defendem e contar a trajetória de cada artista que as desenvolveu. Histórias como a de Frida Kahlo podem ser interessantes!

A arte por meio da leitura

Os livros são capazes de nos levar ao mais alto nível da imaginação e ainda sim nos trazer conhecimento o suficiente para dominarmos o assunto exposto. Para aprender sobre a arte, as leituras artísticas são imprescindíveis. 

Conhecer sobre esse universo e destrinchar as emoções de cada artista é super interessante! A arte por meio da leitura é uma ferramenta mais poderosa ainda. 

Nossos filhos, se bem orientados, conseguem captar uma série de ensinamentos a partir da literatura artística, por isso, o papel dos pais no incentivo à arte é tão importante, nós somos os possibilitadores para que esse encontro aconteça.

Seja o incentivo que seu filho precisa!

Na nossa lojinha virtual nós temos uma série de livros que podem possibilitar que as crianças entrem em contato com o seu lado artístico. Entre eles, Frida e a Joaninha Flora!

Neste livro o leitor pode destrinchar mais sobre a vida da artista mexicana com a leitura artística de textos poéticos e ilustrações cheias de cores. Além disso, o livro possui também atividades lúdicas para entreter e cativar os pequenos. Adquira o seu e presenteie quem você ama!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27