Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins
Cozinha rimada, poesia temperada!
Ervas frescas e outros temperos, sementes torradas, frutas, legumes e verduras, será que na cozinha há poesia criando boas misturas? No tacho ou na cumbuca, no bule ou na chaleira, as palavras encontram descrevem aromas e começa a brincadeira. Mas o que será que a gente precisa saber para rechear uma panela com versos ritmados e um saboroso refogado?
Vamos lá, é hora de vestir o avental e começar a brincar!
- Primeiro passo: lavar bem as mãos e encher o coração de alegria.
- Segundo passo: chamar todo mundo de sua casa para brincar de apurar os sentidos com esse jogo da memória.
- Terceiro passo: separar temperos, pedacinhos de frutas, verduras, sementes e outros ingredientes encontrados na cozinha.
- Quarto passo: usar um lenço para vendar os olhos dos participantes durante o experimento: cada pessoa terá que experimentar três coisas diferentes e adivinhar o que é cada uma delas.
Estratégia
Faça uma tabelinha com o nome de cada participante e marque os erros e os acertos durante a brincadeira.
Regra do jogo
Pode cheirar, tocar, colocar na boca e saborear, mas só tem uma chance de dizer o que é!
Prêmio
No final do jogo, a pessoa que acertou o maior número de ingredientes poderá escolher uma receita que será preparada naquele mesmo dia ou em outra ocasião especial com toda a família.
Dica extra Brincalelê:
Receitas de família não podem ser esquecidas. Separe um caderno, recortes, lápis de cor e canetinha e registre as receitas ensinadas pelos avôs e avós, tias e tios, pais e mães. Ilustre com as crianças esses pratos favoritos para deixar o caderno especial e colorido! Aproveite para incluir pequenas histórias do cotidiano familiar. Essa herança ficará para sempre na memória.
Para inspirar a criação de novas receitinhas, corra para espiar nossa estante de livros e conheça o Abecedário de Aromas, cozinhando com tempero e poesia, um texto saboroso de César Obeid, com ilustrações de Joãocaré.