Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história dessa importante pintora mexicana, chegou a hora. Confira conosco os detalhes da sua trajetória!
O nome “Frida” na verdade é artístico, no papel a pintora se chamava Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón e só começou a pintar após uma série de eventos traumáticos que a impossibilitaram de andar.
Após contrair poliomielite aos seis anos e tempos depois, sofrer um grave acidente, Frida passou a utilizar o pincel e as tintas como refúgio para o estado deprimente em que se encontrava. Foi a partir daí que decidiu cursar desenho e modelagem na escola nacional preparatória do México e conheceu seu futuro marido, Diego Rivera.
O casamento
Ao casar-se com Diego, morou durante um bom tempo na “casa azul”, que foi o local onde nasceu. No decorrer dos anos, acompanhou seu marido nas exposições em que ele fazia.
A história com Diego foi turbulenta, separando e voltando algumas vezes, findou definitivamente o relacionamento e alavancou a sua carreira com exposições em Nova Iorque e Paris, juntamente a nomes famosos como o de Pablo Picasso e Wassily Kandinsky.
A superação das dificuldades
Mesmo com as dificuldades apresentadas por sua condição física Frida continuou pintando. Ela usava um colete ortopédico que permitia que a pintura de seus quadros fossem realizadas.
Sua arte era caracterizada por auto retratos e cenas imaginárias, sendo uma característica latente e admirada no mundo artístico daquela época. Em sua trajetória Frida Kahlo também foi uma importante figura dentro do movimento feminista.
A voz ativa dentro da sociedade
Se opondo contra as impressões do senso comum a respeito do que era feminino ou masculino, Frida sempre que podia, deixava bem claro o que pensava sobre o assunto.
Em um retrato de família vestiu-se “como um homem” e se recusou a disfarçar os seus traços masculinos (deixando os pelos do buço e da sobrancelha crescerem), mesmo assim reafirmava que isso jamais deixaria ela menos mulher do que já era.
Seus fortes posicionamentos e amor por si própria se perpetuam até os dias de hoje, já que a força e coragem inspiraram e ainda inspiram milhares de pessoas no mundo todo.
Da casa azul para a história
Seus últimos anos foram na casa azul, mesmo lugar em que nasceu e viveu boa parte de sua vida. Hoje, o local é um museu que leva seu nome, sendo um memorando de sua vida e maiores obras feitas.
O que a história de Frida pode nos ensinar?
A história de Frida nos ensina diversas coisas importantes para nossa vida. Nos leva a entender e ver as situações com outra perspectiva. Além de ser um símbolo de força e coragem, a vida da artista é um grande ensinamento por si só, que pode ser levado para nossas crianças.
Frida e a joaninha Flora
Na nossa lojinha virtual você encontra uma obra mais do que divertida para as suas crianças que, além de contemplar a grande história de vida da artista mexicana, mostra a ambiguidade de suas artes.
Com o objetivo de influenciar o lado artístico do leitor, o livro Frida e a joaninha Flora conta a história de uma joaninha que ao pousar em um quadro, se vê parte de uma obra de arte. Além de passear pela essência de Frida, a presença de atividades lúdicas para as crianças interagirem com os textos torna tudo ainda mais interessante.
Legal, não é? Se você gostou de saber mais sobre a história de Frida Kahlo e quer presentear os seus pequeninos com esse super livro, é só acessar a nossa biblioteca virtual e adquirir agora mesmo a obra para seus filhos. Vai que assim desperta o artista que há neles!