Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história dessa importante pintora mexicana, chegou a hora. Confira conosco os detalhes da sua trajetória!

O nome “Frida” na verdade é artístico, no papel a pintora  se chamava Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón e só começou a pintar após uma série de eventos traumáticos que a impossibilitaram de andar. 

Após contrair poliomielite aos seis anos e tempos depois, sofrer um grave acidente, Frida passou a utilizar o pincel e as tintas como refúgio para o estado deprimente em que se encontrava. Foi a partir daí que decidiu cursar desenho e modelagem na escola nacional preparatória do México e conheceu seu futuro marido, Diego Rivera.

O casamento 

Ao casar-se com Diego, morou durante um bom tempo na “casa azul”, que foi o local onde nasceu. No decorrer dos anos, acompanhou seu marido nas exposições em que ele fazia.

A história com Diego foi turbulenta, separando e voltando algumas vezes, findou definitivamente o relacionamento e alavancou a sua carreira com exposições em Nova Iorque e Paris, juntamente a nomes famosos como o de Pablo Picasso e Wassily Kandinsky.

A superação das dificuldades

Mesmo com as dificuldades apresentadas por sua condição física Frida continuou pintando. Ela usava um colete ortopédico que permitia que a pintura de seus quadros fossem realizadas.

Sua arte era caracterizada por auto retratos e cenas imaginárias, sendo uma característica latente e admirada no mundo artístico daquela época. Em sua trajetória Frida Kahlo também foi uma importante figura dentro do movimento feminista.

A voz ativa dentro da sociedade

Se opondo contra as impressões do senso comum a respeito do que era feminino ou masculino, Frida sempre que podia, deixava bem claro o que pensava sobre o assunto.

Em um retrato de família vestiu-se “como um homem” e se recusou a disfarçar os seus traços masculinos (deixando os pelos do buço e da sobrancelha crescerem),  mesmo assim reafirmava que isso jamais deixaria ela menos mulher do que já era.

Seus fortes posicionamentos e amor por si própria se perpetuam até os dias de hoje, já que a força e coragem inspiraram e ainda inspiram milhares de pessoas no mundo todo.

Da casa azul para a história

Seus últimos anos foram na casa azul, mesmo lugar em que nasceu e viveu boa parte de sua vida. Hoje, o local é um museu que leva seu nome, sendo um memorando de sua vida e maiores obras feitas.

O que a história de Frida pode nos ensinar?

A história de Frida nos ensina diversas coisas importantes para nossa vida. Nos leva a entender e ver as situações com outra perspectiva. Além de ser um símbolo de força e coragem, a vida da artista é um grande ensinamento por si só, que pode ser levado para nossas crianças.

Frida e a joaninha Flora

Na nossa lojinha virtual você encontra uma obra mais do que divertida para as suas crianças que, além de contemplar a grande história de vida da artista mexicana, mostra a ambiguidade de suas artes.

Com o objetivo de influenciar o lado artístico do leitor, o livro Frida e a joaninha Flora conta a história de uma joaninha que ao pousar em um quadro, se vê parte de uma obra de arte. Além de passear pela essência de Frida, a presença de atividades lúdicas para as crianças interagirem com os textos torna tudo ainda mais interessante. 
Legal, não é? Se você gostou de saber mais sobre a história de Frida Kahlo e quer presentear os seus pequeninos com esse super livro, é só acessar a nossa biblioteca virtual e adquirir agora mesmo a obra para seus filhos. Vai que assim desperta o artista que há neles!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças

Cinco mitos sobre a leitura na infância que você precisa saber

A leitura na infância é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança tanto em termos de alfabetização, quanto nos...
Leia mais
Crianças

Confira algumas dicas de livros sobre famílias

Falar sobre família nem sempre é fácil, e de forma geral, é um assunto complexo e que necessita de muita...
Leia mais
Crianças

Top 6 filmes para ver em família!

Você já ouviu falar em tempo de qualidade? Essa é uma das formas em que você pode demonstrar afeto a...
Leia mais
Crianças Jovens

Como usar livros para aprender uma língua estrangeira?

Usar livros para aprender uma língua estrangeira pode ser um bom caminho para uma aprendizagem eficiente do idioma. O conselho...
Leia mais
1 2 3 4 24