Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história dessa importante pintora mexicana, chegou a hora. Confira conosco os detalhes da sua trajetória!

O nome “Frida” na verdade é artístico, no papel a pintora  se chamava Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón e só começou a pintar após uma série de eventos traumáticos que a impossibilitaram de andar. 

Após contrair poliomielite aos seis anos e tempos depois, sofrer um grave acidente, Frida passou a utilizar o pincel e as tintas como refúgio para o estado deprimente em que se encontrava. Foi a partir daí que decidiu cursar desenho e modelagem na escola nacional preparatória do México e conheceu seu futuro marido, Diego Rivera.

O casamento 

Ao casar-se com Diego, morou durante um bom tempo na “casa azul”, que foi o local onde nasceu. No decorrer dos anos, acompanhou seu marido nas exposições em que ele fazia.

A história com Diego foi turbulenta, separando e voltando algumas vezes, findou definitivamente o relacionamento e alavancou a sua carreira com exposições em Nova Iorque e Paris, juntamente a nomes famosos como o de Pablo Picasso e Wassily Kandinsky.

A superação das dificuldades

Mesmo com as dificuldades apresentadas por sua condição física Frida continuou pintando. Ela usava um colete ortopédico que permitia que a pintura de seus quadros fossem realizadas.

Sua arte era caracterizada por auto retratos e cenas imaginárias, sendo uma característica latente e admirada no mundo artístico daquela época. Em sua trajetória Frida Kahlo também foi uma importante figura dentro do movimento feminista.

A voz ativa dentro da sociedade

Se opondo contra as impressões do senso comum a respeito do que era feminino ou masculino, Frida sempre que podia, deixava bem claro o que pensava sobre o assunto.

Em um retrato de família vestiu-se “como um homem” e se recusou a disfarçar os seus traços masculinos (deixando os pelos do buço e da sobrancelha crescerem),  mesmo assim reafirmava que isso jamais deixaria ela menos mulher do que já era.

Seus fortes posicionamentos e amor por si própria se perpetuam até os dias de hoje, já que a força e coragem inspiraram e ainda inspiram milhares de pessoas no mundo todo.

Da casa azul para a história

Seus últimos anos foram na casa azul, mesmo lugar em que nasceu e viveu boa parte de sua vida. Hoje, o local é um museu que leva seu nome, sendo um memorando de sua vida e maiores obras feitas.

O que a história de Frida pode nos ensinar?

A história de Frida nos ensina diversas coisas importantes para nossa vida. Nos leva a entender e ver as situações com outra perspectiva. Além de ser um símbolo de força e coragem, a vida da artista é um grande ensinamento por si só, que pode ser levado para nossas crianças.

Frida e a joaninha Flora

Na nossa lojinha virtual você encontra uma obra mais do que divertida para as suas crianças que, além de contemplar a grande história de vida da artista mexicana, mostra a ambiguidade de suas artes.

Com o objetivo de influenciar o lado artístico do leitor, o livro Frida e a joaninha Flora conta a história de uma joaninha que ao pousar em um quadro, se vê parte de uma obra de arte. Além de passear pela essência de Frida, a presença de atividades lúdicas para as crianças interagirem com os textos torna tudo ainda mais interessante. 
Legal, não é? Se você gostou de saber mais sobre a história de Frida Kahlo e quer presentear os seus pequeninos com esse super livro, é só acessar a nossa biblioteca virtual e adquirir agora mesmo a obra para seus filhos. Vai que assim desperta o artista que há neles!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças

Qual a relação da leitura infantil com o desenvolvimento cognitivo da criança?

Como pais, todos sabemos da importância de incentivar a leitura na fase infantil. Ler tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo, o que, por sua vez, ajuda as crianças a ter um desempenho melhor na escola e em todas as áreas de suas vidas.
Leia mais
Crianças Jovens

A importância de criar o hábito de leitura na infância

Crianças que desenvolvem o hábito de leitura desde cedo são boas em compreender situações e desenvolver um senso de compreensão melhor do que aquelas que não lêem.
Leia mais
1 22 23 24