As palavras são poderosas e dominá-las pode proporcionar vantagens significativas às crianças e jovens. Por exemplo, o desenvolvimento bem-sucedido do vocabulário está associado a melhores resultados vocacionais, acadêmicos e até de saúde. E, o melhor de tudo, ninguém precisa decorar um dicionário para isso, já que o aumento de vocabulário está entre os benefícios da leitura.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: E agora, como fazer seu filho gostar de ler?
Sim, dentre tudo o que a leitura desenvolve, ela também é uma das principais maneiras de se familiarizar com uma língua e aprender expressões idiomáticas e frases. Isso porque quem lê está aprendendo as palavras contextualmente, ou seja, elas fazem sentido dentro do contexto da história, o que torna mais fácil lembrar mais tarde.
Para usufruir deste benefício da leitura, dentre tantos outros, é preciso:
Leitura em conjunto
Ao ler para seu filho, quando encontrarem uma nova palavra, você pode fazer uma pausa e perguntar à criança o que ela acha que significa. Caso ela não saiba ou não tenha certeza, não responda. Leia um pouco mais, até que a palavra seja encontrada em um contexto que possa fornecer pistas sobre o significado. Se ainda não estiver claro, forneça uma definição para que possam seguir em frente.
Ler algo que se conhece
Após lerem uma obra juntos, que tal dar o livro para a criança ou jovem imergir sozinho, em seu tempo e processo? Se ela já conhece o enredo e os personagens, ficará mais fácil entender o que está acontecendo e saltarão aos olhos apenas aquelas palavrinhas novas, que nesse caso podem ter o apoio do dicionário para checar seus significados.
Porém, não é legal se prender a cada palavra que não entende
Procurar todas as palavras no dicionário tira a diversão de ler até mesmo o mais incrível dos livros. A dica é instigar seu filho a compreender a frase inteira — talvez a próxima também — e ver se consegue entender o significado.
Procure livros adequados a idade
É bom começar o trabalho de vocabulário com livros mais modernos, próprios para a faixa etária do leitor. Desse jeito, a linguagem será mais fácil de entender e de encontrar uso no dia a dia.
Leitura tem que ser divertido
Entre todos os benefícios da leitura, divertir-se, matar o tédio, passar um tempo individual ou coletivo gostoso, deve ser priorizado sempre. Isso pode soar como senso comum, mas, acredite, é algo muitas vezes ignorado por pais preocupados com o hábito de leitura de seus filhos.
Valorizar os gostos das crianças e jovens, sejam quadrinhos, ficção científica, romances ou quaisquer outro gênero, é importante para desenvolver o vocabulário delas. Assim, será muito mais provável que absorvam o que estão lendo se realmente estiverem interessados nos personagens, enredos e tudo mais que compõe um livro.