Como estimular o hábito de leitura em casa?

José Saramago, famoso escritor português, escreveu: “a leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”. A leitura tem a capacidade de nos transportar, mas ao mesmo tempo, de confortar e criar raízes em lugares. Ao fomentar o hábito de leitura dentro de casa, você está preparando a criança  para o mundo, ao mesmo tempo que estreita o laço familiar.

Que diferença posso fazer como pai ou mãe?

Você pode fazer uma grande diferença! A família tem um importante papel na educação e na vida de uma criança.  Nunca é cedo demais para começar a ler juntos. Mesmo antes de nascerem, os bebês aprendem a reconhecer a voz dos pais. Ler para seu bebê desde o nascimento, mesmo que apenas por alguns minutos por dia, dá a ele o conforto de ouvir sua voz e aumenta a exposição dele à linguagem oral.

Conforme a criança cresce, existem muitas outras ações exímias na tarefa de fomentar o hábito de leitura em casa. Por exemplo, de acordo com um estudo publicado na revista Social Science Research, criar um filho ou filha em uma casa cheia de livros impacta positivamente seu futuro crescimento acadêmico e sucesso no mercado de trabalho . Independentemente de quantos livros a família já tenha, cada adição à biblioteca doméstica ajuda as crianças a se saírem melhor. Afinal, uma casa cheia de livros incentiva uma cultura de leitura como forma de lazer e interação entre os membros da família.  

Segundo os dados da pesquisa, estar cercado por muitos e  diversos títulos  em casa, é um fator que colabora, também, na construção de vocabulário, aumenta a consciência, compreensão e expansão de horizontes do pequeno leitor. Mas, além da alfabetização, os autores do estudo encontraram uma correlação entre as casas cheias de livros, a habilidade de usar conceitos matemáticos na vida cotidiana e a habilidade de usar tecnologia digital para se comunicar com outras pessoas. 

Mas, o que mais pode ser feito para incentivar o hábito de leitura das crianças? 

Crie momentos de leitura em família. Ler juntos é divertido e ajuda a construir relacionamentos. Aprender a ler significa ouvir e compreender, bem como descobrir o que está impresso na página. Ao ouvir histórias, as crianças são expostas a uma ampla gama de palavras. Isso os ajuda a construir seu próprio vocabulário e melhorar sua compreensão. Mesmo que seu filho(a) não saiba todas as palavras, ele ouvirá novos sons, palavras e frases que poderá experimentar, copiando o que ouviu.

À medida que as crianças começam a aprender a ler na escola, você pode desempenhar um papel importante ajudando a mantê-las interessadas nos livros. Descubra o que os interessa, ajude-os a encontrar livros que sejam envolventes e divertidos e passe tempo lendo os livros que trazem juntos da escola.

Meu filho(a) ainda é muito novo para começar a ler. Como posso apontá-lo na direção certa?

Certifique-se de que ele ou ela está familiarizado com a língua e os livros para que ele veja como a leitura é agradável. Algumas das coisas que você pode fazer incluem ler em voz alta, falar sobre as palavras e imagens e compartilhar ideias sobre o livro. Assim como escolher livros agradáveis para a sua própria leitura, pois crianças que veem adultos lendo e gostando, têm muito mais probabilidade de manter um hábito de leitura

Também é uma ótima ideia cantar canções, recitar poemas e rimas para evidenciar os sons repetitivos. Assim como ajudá-lo a entender a importância da leitura, permitindo que leiam mapas, receitas e outras instruções. Sugira a leitura como atividade de tempo livre e mantenha os livros do interesse de seu filho em um local de fácil acesso.

Mais importante ainda, conversem muito. Passe algum tempo com ele ou ela, fazendo atividades simples e aproveite para falar sobre as qualidades de se ter um hábito de leitura. Como um modelo, você tem uma grande influência no interesse da criança por toda gama de assuntos. Uma das melhores maneiras de ajudar é fomentando o amor pelos livros desde o nascimento e esse papel não termina quando as crianças começam a ir à escola. O envolvimento contínuo com a leitura e o aprendizado de seu filho é mais importante do que qualquer outra coisa para ajudá-lo a atingir seu potencial. 

Encontre livros que correspondam aos interesses de seu filho ou filha

Conectar crianças a livros que elas vão adorar é um dos desafios mais divertidos que temos como pais e mães de leitores emergentes e pode ser parte integrante da criação de leitores para o resto da vida. Pense em tópicos que seus filhos gostem, pode ser qualquer coisa, desde animais até bruxas e outros elementos fantásticos e foque sua busca neles. A vantagem é que acessando a loja virtual da Editora do Brasil, você encontra um amplo catálogo de obras literárias para todos os gostos e idades. Achar o livro perfeito vai ficar muito mais fácil.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24