Livros com protagonistas negras: entenda a importância da representatividade na literatura

No Brasil, o dia 13 de maio é lembrado como o Dia da Abolição da Escravatura, que deu fim ao regime escravocrata, ocorrido em 1888. Por ter sido um dos últimos países da América Latina a abolir esse modelo de seu território, até hoje a data é destinada a refletir sobre a negritude na sociedade brasileira. Uma forma de inserir o tema em sua casa são livros com protagonistas negras, em que a representatividade é latente.

Representatividade negra na literatura 

Com a presença de livros que trazem personagens negras, crianças que se identificam com as protagonistas podem se ver representadas nas histórias e também os seus problemas. Assim, não se sentem sozinhas e podem descobrir novas fontes de inspiração.

Livros com protagonistas negras também podem ser fontes de ideias para despertar o interesse de pequenos escritores, que também querem contar suas histórias. Discutir sobre preconceito e racismo com as crianças pode ser algo mais simples apresentando livros que tratem o assunto, mas de forma divertida e adaptada aos leitores mirins.

Dicas de livros com protagonistas negras

Agora que você já sabe da importância da representatividade negra dentro da literatura, que tal conferir algumas sugestões de livros com protagonistas negras que trouxemos para ler com seu filho?

Manuela

Escrito por Regina Rennó, o livro Manuela conta a história de uma menina negra que foi adotada muito pequena. Aos poucos, a jovem menina percebeu que o seu tom de pele era diferente de seus pais. Com essa história, os pequenos verão como o respeito é essencial para relações familiares e que diferenças como a pele não diminuem o amor e carinhos que pais sentem pelos filhos.

Que cabelo é esse, Bela?

De forma divertida e instigante, em Que cabelo é esse, Bela?, a autora Simone Mota conta sobre a importância da quebra de preconceitos e de padrões de beleza em nossa sociedade. Na história, a menina Bela, junto com seus amigos, adorava brincar com a água que caía do céu. Como o cabelo da protagonista brilhava com as gotas de chuva, muitos achavam que ela tinha poderes mágicos, mas para alguns, virou motivo de zoação. Ao descobrir que seu poder mágico veio de sua tataravó, uma mulher escravizada, cabe a Bela renunciar esse poder ou não.

Pretinho, meu boneco querido

Se integrar em um novo grupo pode ser uma tarefa difícil quando os demais veem que uma pessoa é diferente deles. É isso que acontece com o boneco Pretinho logo após o aniversário de oito anos da pequena Nininha. Em Pretinho, meu boneco querido, temas como ciúme e preconceito são apresentados por meio de brinquedos que se sentem esquecidos pela chegada do novo integrante. Com novas ilustrações, essa comovente história da escritora Maria Cristina Furtado traz para as crianças o debate sobre formas de discriminação de maneira leve.

Aquilo que ninguém vê

Aquilo que ninguém vê traz, por meio de uma história ficcional, uma homenagem às mulheres anônimas de nossa história. No enredo, André e Benjamin coincidentemente dividiram uma história na infância. Benjamin se lembra de André com carinho; André, no entanto, guarda traumas do encontro que mudou os rumos de sua vida. Para tirar essa história a limpo e sensibilizar Benjamin, André conta toda a saga das mulheres de sua família: começando por sua tataravó Sange, trazida para o Brasil como escravizada, passando por Benedita e depois Amélia, que rompeu com a escravidão e encontrou em Anália Franco uma mãe adotiva. Anália revolucionou a educação brasileira, acolhendo a todos sem distinção em um tempo em que a cor da pele determinava quem era cidadão. 

DESCUBRA: Livros para aumentar a autoestima de crianças e adolescentes

A indicação de bons livros com protagonistas negras aos pequenos é uma boa forma de conhecerem novas histórias e se verem presentes em narrativas que são inspiradas na vida real, mostrando que em uma sociedade justa e sem racismo, deve haver espaço para todos.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Dia 25 de Junho se comemora o Dia do Imigrante. Saiba mais!

O Dia do Imigrante surgiu a partir do decreto nº 30.128 realizado em 14 de junho de 1957. A data,...
Leia mais
Atividades Jovens

Pega a visão! Cabeças pensantes, revolução em curso!

Pega a visão e se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de histórias inspiradas em outras...
Leia mais
Atividades Crianças

Brincalelê! Somos gotinhas de um mesmo oceano!

Brincalelê! Nossa família inventadeira de histórias. Histórias que viram brincadeiras, brincadeiras que viram histórias, com dicas de Penélope Martins Somos...
Leia mais
Crianças

Conheça a brilhante história de Frida Kahlo

Com certeza você já ouviu falar no nome Frida Kahlo, mas se ainda não conhece de fato a brilhante história...
Leia mais
1 2 3 24