Meio ambiente na educação infantil: ensine seu filho em casa

Todos já ouvimos falar que somos feitos da natureza, e é a mais pura verdade. Como aprender e viver neste mundo sem entender de onde viemos e tudo o que ela nos proporciona? Venha ler sobre a importância de ensinar e incluir o meio ambiente na educação infantil e descubra o mundo de possibilidades e benefícios que o contato com a natureza gera no desenvolvimento da criança, além de dicas de livros especiais para essa fase. 

Meio ambiente na educação infantil 

Sentir o cheiro da grama e da terra molhada, a textura das flores e dos troncos das árvores, a brisa do vento na pele e nos cabelos, o geladinho da água correndo nos pés, o som do canto dos pássaros, são sensações que precisam ser experimentadas e estimuladas nos pequenos, pois geram uma conexão fundamental que agregam em muitas áreas da vida. 

Quando a criança passa a ter contato com a natureza, os benefícios surgem de forma natural e espontânea, tornando parte da construção de sua identidade e autoconhecimento. 

Benefícios da natureza no desenvolvimento das crianças

Perceber, conhecer, admirar, analisar, ouvir, desvendar e sentir os elementos presentes na natureza proporciona muitas vantagens, como aflorar a imaginação, aumentar a criatividade e auxiliar na concentração das crianças. 

Muito além dos benefícios físicos que o contato com a natureza oferece, como aumento da imunidade, qualidade do sono e produção de vitaminas, a constante presença da educação ambiental na criação e desenvolvimento dos pequenos, irá transformá-los em adultos responsáveis. Com senso de coletividade, paciência, respeito e empatia ao próximo e com o planeta, com consciência ecológica, consumo responsável e valorização dos recursos naturais que são essenciais para a qualidade das vidas humana, animal e vegetal. 

Como inserir a natureza no cotidiano da família?

Nós sabemos a realidade da maioria das famílias hoje, que buscam por um momento harmonioso e saudável de conexão com os filhos em meio a correria do dia a dia. Separar esse momento é essencial, e é melhor ainda se a natureza e a ecologia puderem fazer parte.

Tudo pode começar do mais simples e ao longo do tempo, as crianças vão percebendo como algo natural, correto e passam a repetir, como usar sacolas ecológicas para fazer compras, trocar as lâmpadas incandescentes pelas econômicas, usar garrafas de água reutilizáveis, ensinar sobre o uso responsável da água, separar e descartar o lixo no lugar correto, poupar energia, dentre outros hábitos necessários que podem ser inseridos por meio de pequenas ações.

Dicas para promover a educação ambiental em casa:

  1. Construam uma horta juntos: acompanhe com seu filho o crescimento de uma nova vida, desde o momento que plantaram a sementinha até a colheita, observem e apreciem as transformações;
  2. Façam brinquedos com materiais recicláveis: construir o próprio brinquedo desperta a imaginação, como por exemplo, criar um foguete utilizando garrafa pet, essas ações promovem a valorização, e nada melhor do que brincar e ainda reduzir o lixo;
  3. Crie brincadeiras: envolva a natureza em suas brincadeiras, por exemplo, peça para as crianças observarem algo que acham bonito e desenharem, imitarem os sons que estão ouvindo, criarem histórias ao imaginarem como aquele animalzinho vive, como é sua casa, de onde aquela planta veio, pra onde o passarinho está indo viajar, o que temos na nossa casa com as cores das flores;
  4. Leiam sobre o verde: o contato com a natureza pode ser dentro de casa, nossos pensamentos são ilimitados e podem criar vínculos mesmo de longe, então praticar leitura de temas ligados com o meio ambiente também constrói conexão e geram compatibilidade. 

Leitura na infância: livros especiais que despertam o interesse e cuidado com a natureza

A Editora do Brasil tem uma série de livros super importantes e essenciais para a fase de desenvolvimento infantil, que despertam inúmeros benefícios, além de interpretação e conhecimento de mundo que irão ajudá-los na busca de identificação e descobertas de novas possibilidades por meio de histórias encantadoras e reflexivas.

Confira esses exemplares incríveis na loja virtual que contribuem com a conexão entre as crianças e o meio ambiente:

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

6 livros para ler em casa com o seu filho

Se seus filhos estão ansiosos por uma nova aventura, uma boa lista de livros para ler em casa é a resposta.
Leia mais
Crianças Jovens

Como estimular o hábito de leitura em casa?

Ao fomentar o hábito de leitura dentro de casa, você está preparando seu filho para o mundo, ao mesmo tempo que estreita o laço familiar.
Leia mais
Crianças

Qual a relação da leitura infantil com o desenvolvimento cognitivo da criança?

Como pais, todos sabemos da importância de incentivar a leitura na fase infantil. Ler tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo, o que, por sua vez, ajuda as crianças a ter um desempenho melhor na escola e em todas as áreas de suas vidas.
Leia mais
Crianças Jovens

A importância de criar o hábito de leitura na infância

Crianças que desenvolvem o hábito de leitura desde cedo são boas em compreender situações e desenvolver um senso de compreensão melhor do que aquelas que não lêem.
Leia mais
1 25 26 27