Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

As palavras são poderosas e dominá-las pode proporcionar vantagens significativas às crianças e jovens. Por exemplo, o desenvolvimento bem-sucedido do vocabulário está associado a melhores resultados vocacionais, acadêmicos e até de saúde. E, o melhor de tudo, ninguém precisa decorar um dicionário para isso, já que o aumento de vocabulário está entre os benefícios da leitura. 

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: E agora, como fazer seu filho gostar de ler? 

Sim, dentre tudo o que a leitura desenvolve, ela também é uma das principais maneiras de se familiarizar com uma língua e aprender expressões idiomáticas e frases. Isso porque quem lê está aprendendo as palavras contextualmente, ou seja, elas fazem sentido dentro do contexto da história, o que torna mais fácil lembrar mais tarde.

Para usufruir deste benefício da leitura, dentre tantos outros, é preciso: 

Leitura em conjunto

Ao ler para seu filho, quando encontrarem uma nova palavra, você pode fazer uma pausa e perguntar à criança o que ela acha que significa. Caso ela não saiba ou não tenha certeza, não responda. Leia um pouco mais, até que a palavra seja encontrada em um contexto que possa fornecer pistas sobre o significado. Se ainda não estiver claro, forneça uma definição para que possam seguir em frente.

Ler algo que se conhece

Após lerem uma obra juntos, que tal dar o livro para a criança ou jovem imergir sozinho, em seu tempo e processo? Se ela já conhece o enredo e os personagens, ficará mais fácil entender o que está acontecendo e saltarão aos olhos apenas aquelas palavrinhas novas, que nesse caso podem ter o apoio do dicionário para checar seus significados.

Porém, não é legal se prender a cada palavra que não entende

Procurar todas as palavras no dicionário tira a diversão de ler até mesmo o mais incrível dos livros. A dica é instigar seu filho a compreender a frase inteira — talvez a próxima também — e ver se consegue entender o significado. 

Procure livros adequados a idade

É bom começar o trabalho de vocabulário com livros mais modernos, próprios para a faixa etária do leitor. Desse jeito, a linguagem será mais fácil de entender e de encontrar uso no dia a dia. 

Leitura tem que ser divertido

Entre todos os benefícios da leitura, divertir-se, matar o tédio, passar um tempo individual ou coletivo gostoso, deve ser priorizado sempre. Isso pode soar como senso comum, mas, acredite, é algo muitas vezes ignorado por pais preocupados com o hábito de leitura de seus filhos. 

Valorizar os gostos das crianças e jovens, sejam quadrinhos, ficção científica, romances ou quaisquer outro gênero, é importante para desenvolver o vocabulário delas. Assim, será muito mais provável que absorvam o que estão lendo se realmente estiverem interessados nos personagens, enredos e tudo mais que compõe um livro.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

Tá sabendo sobre a exposição de Van Gogh que desembarcou no Brasil?

É isso mesmo, uma exposição de Van Gogh chegou a São Paulo no dia 17 de março e já tem previsão para estar em Brasília (em julho). Saiba mais sobre ela aqui!
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Que a força esteja com você!

O Pega a visão de abril tem um desafio envolvendo Star Wars, algumas curiosidades sobre o clássico e um livro muito legal, de Caio Riter.
Leia mais
Atividades

Brincalelê! Cozinha rimada, poesia temperada!

O Brincalelê esse mês traz uma ideia que envolve a família, a cozinha e um livro. Bora conferir? A diversão é garantida!
Leia mais
Autores

Por que ler os clássicos de William Shakespeare para os pequenos?

Dia 23 de abril é o Dia Mundial do Livro, mas também é o Dia de William Shakespeare, você sabia? Confira no blog do Livríssimo, portal de literatura do Brasil!
Leia mais
1 2 3 4 20