Largue o dicionário e leia: aumento de vocabulário está entre benefícios da leitura

As palavras são poderosas e dominá-las pode proporcionar vantagens significativas às crianças e jovens. Por exemplo, o desenvolvimento bem-sucedido do vocabulário está associado a melhores resultados vocacionais, acadêmicos e até de saúde. E, o melhor de tudo, ninguém precisa decorar um dicionário para isso, já que o aumento de vocabulário está entre os benefícios da leitura. 

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM: E agora, como fazer seu filho gostar de ler? 

Sim, dentre tudo o que a leitura desenvolve, ela também é uma das principais maneiras de se familiarizar com uma língua e aprender expressões idiomáticas e frases. Isso porque quem lê está aprendendo as palavras contextualmente, ou seja, elas fazem sentido dentro do contexto da história, o que torna mais fácil lembrar mais tarde.

Para usufruir deste benefício da leitura, dentre tantos outros, é preciso: 

Leitura em conjunto

Ao ler para seu filho, quando encontrarem uma nova palavra, você pode fazer uma pausa e perguntar à criança o que ela acha que significa. Caso ela não saiba ou não tenha certeza, não responda. Leia um pouco mais, até que a palavra seja encontrada em um contexto que possa fornecer pistas sobre o significado. Se ainda não estiver claro, forneça uma definição para que possam seguir em frente.

Ler algo que se conhece

Após lerem uma obra juntos, que tal dar o livro para a criança ou jovem imergir sozinho, em seu tempo e processo? Se ela já conhece o enredo e os personagens, ficará mais fácil entender o que está acontecendo e saltarão aos olhos apenas aquelas palavrinhas novas, que nesse caso podem ter o apoio do dicionário para checar seus significados.

Porém, não é legal se prender a cada palavra que não entende

Procurar todas as palavras no dicionário tira a diversão de ler até mesmo o mais incrível dos livros. A dica é instigar seu filho a compreender a frase inteira — talvez a próxima também — e ver se consegue entender o significado. 

Procure livros adequados a idade

É bom começar o trabalho de vocabulário com livros mais modernos, próprios para a faixa etária do leitor. Desse jeito, a linguagem será mais fácil de entender e de encontrar uso no dia a dia. 

Leitura tem que ser divertido

Entre todos os benefícios da leitura, divertir-se, matar o tédio, passar um tempo individual ou coletivo gostoso, deve ser priorizado sempre. Isso pode soar como senso comum, mas, acredite, é algo muitas vezes ignorado por pais preocupados com o hábito de leitura de seus filhos. 

Valorizar os gostos das crianças e jovens, sejam quadrinhos, ficção científica, romances ou quaisquer outro gênero, é importante para desenvolver o vocabulário delas. Assim, será muito mais provável que absorvam o que estão lendo se realmente estiverem interessados nos personagens, enredos e tudo mais que compõe um livro.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças

Manuel Bandeira para crianças?

Você sabia que Manuel Bandeira também inspirou poemas infantis? Venha conhecer mais sobre um pedaço de sua história no marco de 1922.
Leia mais
Crianças Jovens

E agora, como fazer seu filho gostar de ler?

Para saber como aumentar a criatividade é preciso antes saber exatamente o que o termo define. Confira no blog do Livríssimo, portal de literatura do Brasil!
Leia mais
Crianças Jovens

Procurando dicas de como estimular a criatividade dos filhos? O Livríssimo te ajuda!

Para saber como aumentar a criatividade é preciso antes saber exatamente o que o termo define. Confira no blog do Livríssimo, portal de literatura da Brasil!
Leia mais
Crianças Jovens

Saiba como ajudar seu filho a estudar em casa

Buscando dicas de como ajudar seu filho a estudar em casa? Acesse o Lívrissimo e confira algumas sugestões preciosas.
Leia mais
1 2 3 4 5 20