A parentalidade positiva é um termo utilizado para definir o processo de educação construtiva e a relação entre pais e filhos neste quesito.
Educar não é uma tarefa fácil, por isso, essa metodologia salienta a importância de práticas de disciplina positivas para que a criança desenvolva em seu crescimento respeito mútuo, bons vínculos afetivos e inteligência emocional.
Falar sobre desenvolvimento infantil é criar novos caminhos para a educação dos nossos filhos baseadas no crescimento do outro, substituindo os movimentos de coerção.
Os perigos da coerção como forma de educar
Quando nossos filhos reproduzem ações que consideramos erradas e inadequadas para o ambiente, costumamos usar agressões físicas ou verbais para ensiná-los que aquilo não deve ser feito. Essa prática, por sua vez, vem sendo pautada pela psicologia comportamental como inadequada desde muito tempo atrás.
Quando nossos filhos reproduzem ações que consideramos erradas e inadequadas para o ambiente, de maneira equivocada e automática, costumamos usar agressões físicas ou verbais para ensiná-los que aquilo não deve ser feito. Essa prática, por sua vez, vem sendo pautada pela psicologia comportamental como inadequada desde muito tempo atrás.
A teoria da coerção de Patterson
A teoria da coerção de Patterson salienta que uma educação que é baseada na punição pode ter efeitos nocivos no desenvolvimento da criança, tais como: agressividade, falta de empatia, comportamentos abusivos com o outro, personalidades autoritárias, insegurança, entre outros malefícios.
Dessa forma, em contrapartida, uma parentalidade positiva poderia desenvolver a criança e a preparar da melhor forma para a convivência em sociedade.
Contudo, a prática da parentalidade positiva no dia a dia como contraposição a punitividade seria aprendendo a gerenciar as situações adversas conversando e validando os sentimentos das crianças.
Como praticar a parentalidade positiva com meus filhos?
Para aderir essa metodologia educacional dentro de casa é necessário estar atento aos próprios sentimentos em relação aos eventos exteriores e não se deixar levar pela emoção.
É claro que, por exemplo, se seu filho começar a fazer birra ou quebrar algum objeto de valor, o impulso inicial seja gritar e repreendê-lo. No entanto, o mais indicado é conversar com a criança a fim de que ela entenda que aquela ação não é legal.
Porém, há algo que você precisa saber: a coerção resolve o problema rapidamente, envolvendo consequências futuras, mas a disciplina positiva apesar de demorar mais tempo para ser absorvida, trás inteligência emocional para as crianças e ainda fortalece o vínculo afetivo entre pais e filhos.
A prática da leitura na educação infantil
Uma boa forma de promover uma educação construtiva por meio da parentalidade positiva é utilizando o vínculo afetivo entre pais e filhos para aproveitar e conversar sobre assuntos importantes. E adivinha? A melhor forma de fazer isso é usando a leitura como instrumento de ensino.
Ler para seus filhos é uma importante ferramenta de aprendizagem e para ficar por dentro desse método, separamos uma super dica de livro que vai te ajudar a não só promover uma educação construtiva por meio da parentalidade positiva, mas também estreitar os laços afetivos com o seu pequeno.
O Jacarezinho egoísta
“O jacarezinho egoísta” é um livro sobre empatia e tem muito a ensinar em seu enredo!
A história baseia-se em um jacaré que vive em uma lagoa muito limpa e bonita. O Sr. Jacaré gostava tanto da sua casa que não deixava ninguém se aproveitar dela, até que a Dona Pata pede para utilizar a água de sua lagoa e um grande conflito se inicia.
Esse livro pode ajudar as crianças a aprenderem a compartilhar o que tem, além de pensar sempre no próximo e em como suas atitudes podem magoar o outro.
Não fique de fora!
Comece hoje mesmo a praticar a parentalidade positiva conversando e educando seus filhos da maneira certa. Aqui, no portal Livríssimo, você pode encontrar um compilado de dicas para te ajudar na educação do seu filho. Além disso, você pode também acessar a nossa lojinha virtual e desvendar os melhores livros!