A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a gestação até a concretização de suas próprias conquistas, fazendo parte e acompanhando suas transformações físicas, motoras, psíquicas e sociais.

A importância do pai no crescimento de um filho vai além da figura autoritária e da sua presença física, ela está refletida na relação de confiança, segurança, conforto e proteção entre a família. A figura paterna é um porto seguro e uma inspiração para aquela pessoinha em desenvolvimento.

A importância do pai para a criança

O primeiro contato de vida de uma criança no mundo é com a mãe, a quem está conectada desde a gestação, construindo uma ligação especial. Com o passar do tempo, é preciso que o pai fortaleça a união no relacionamento e conquiste a mesma consideração para o pequeno. 

A presença constante da figura paterna na vida de uma criança favorece o desenvolvimento de sua inteligência emocional, autoestima e independência, além de despertar a disciplina e o bom rendimento escolar. A conexão entre pai e filho influencia diretamente o jovem a ter mais confiança e coragem para explorar o mundo. 

Como criar conexão entre pai e filho sólida? 

Muito mais do que buscar oferecer uma boa qualidade financeira e de vida para a família, o pai, assim como a mãe, deve estar presente de corpo e pensamento no dia a dia dos filhos. 

Além de acompanhar as tarefas cotidianas, tais como deveres escolares, alimentação, transporte e atividades extracurriculares, é preciso enriquecer a relação familiar com momentos especiais de conexão e diversão. Mas como adaptá-los à rotina? 

Seja presente desde o nascimento

  1. Divida as tarefas diárias com a mãe, incluindo trocar as fraldas, dar banho, preparar um ambiente aconchegante e calmo para a amamentação e embalar o bebê até pegar no sono;
  2. Comece a conversar e cantar músicas para o neném quando ele ainda estiver na barriga, cultivando a relação e os sentimentos;
  3. Participe de consultas médicas, converse com os pediatras, professores e todos os profissionais envolvidos na vida da criança.

Acompanhe seu crescimento 

  1. Participe de cada fase da introdução alimentar da criança e faça pelo menos uma refeição em família por dia. Esse é um momento importante de conexão;
  2. Sempre incentive a prática de atividades físicas e artísticas, essenciais para a qualidade do desenvolvimento infantil, além de não perder as apresentações e campeonatos escolares;
  3. Brinquem juntos. As brincadeiras com os filhos são grandes formadoras de laços, por isso, criem novas formas de se divertir juntos com músicas, filmes e atividades que serão lembrados até eles se tornarem adultos; 
  4. Pratique a leitura em família diariamente. Ler com as crianças é outra forma de criar estabelecer a conexão, além de incentivar a educação desde a primeira infância.

Um livro especial para ser adotado durante as leituras em casa é “Palavra de Filho”, de Jonas Ribeiro. A obra mostra a importância do pai na vida da criança por meio da história de um pai e um filho que tinham muita dificuldade de se entender, mas conseguem fortalecer seus vínculos afetivos trocando cartas entre si.

Garanta o seu exemplar e confira outros títulos exclusivos na loja virtual da Editora do Brasil que ajudarão você a criar memórias para vida toda. 

POSTS RELACIONADOS

TikTok
@livrissimo Prepare-se para uma viagem ao passado com um toque de futurismo! 🌌 Neste texto da coluna "Pega a Visão", a autora Penélope Martins nos apresenta as inovações visionárias de Júlio Verne, um dos grandes mestres da ficção científica. 📚 Confira em: https://bit.ly/3NQwYCb #Livríssimo #PegaAVisão #JúlioVerne #FicçãoCientífica #FYP ♬ som original – Livríssimo
Mais lidos
Newsletter

RECEBA POR EMAIL