Cinco mitos sobre a leitura na infância que você precisa saber

A leitura na infância é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança tanto em termos de alfabetização, quanto nos quesitos relacionados à aprendizagem e formação do indivíduo como ser social.

Entretanto, para algumas famílias há certa obscuridade rondando o tema, pois muitos mitos são ditos e reditos sobre a leitura na infância. Neste artigo, vamos desmistificar alguns deles para que você saiba realmente o que é verdade e o que não é.

Confira com a gente cinco mitos sobre a leitura na infância!

1. Livros para crianças não podem abordar temas complexos

Quando falamos sobre livros infantis é comum relacionarmos o objeto ao ato da contação de histórias, leituras de fábulas e histórias fofas. Porém, temas complexos não só são necessários de serem abordados como são imprescindíveis para formação do sujeito.

A melhor maneira de educar nossos filhos utilizando os livros é usando os mesmos para induzir assuntos difíceis de serem lidados no decorrer da vida, assim, preparamos nosso pequeno leitor para temas importantes desde cedo. 

Além disso, a infância é a fase mais complexa da vida humana, nela, somos expostos a diversas emoções que se fazem presentes pelo resto de nossas vidas. Entendê-las e aprender mais sobre faz parte da construção da criança como um indivíduo e ser único dentro da sociedade.

2. Leituras com imagens são mais eficientes para o processo de alfabetização

Há quem diga que, para crianças pequenas, o melhor tipo de leitura é aquela que contém um número máximo de imagens dentro de seu texto. Acontece que, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Apesar das imagens auxiliarem na associação do conteúdo elas não são o elemento principal para o processo de alfabetização. Aprender a ler e a escrever depende do hábito da leitura, assim como da prática de algumas “técnicas facilitadoras do processo”.

Estas podem ser:

  • Ler em voz alta;
  • Variar entre gêneros literários;
  • Tornar a leitura um hobby.

3. Incentivar a leitura na infância é dar vários livros para meu filho

Incentivar a leitura na infância é muito importante para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, o que muitos pais fazem ao saber deste fato é comprar livros para seus filhos e dar de presente para eles. Porém, o incentivo deve ir muito além disso.

Cientes da importância da leitura, os pais devem praticá-la juntamente com as crianças. Seja lendo em voz alta, perguntando sobre a história ou propondo atividades interativas de acordo com o enredo do livro, essa ação precisa ser feita em conjunto.

O hábito da leitura raramente surgirá diante de suas próprias vontades, por isso, o papel dos pais é de suma importância e a leitura desde cedo deve ser incentivada de formas amplas.

4. Livro infantil deve conter histórias fofas e cores alegres

Assim como o mito de que histórias infantis não podem abordar temas complexos, existe também o de que os livros infantis devem conter histórias fofas e cores alegres. Visto que a infância é vista como uma fase ingênua, há o senso comum que tudo o que é necessário ser abordado nessa faixa etária deve ser condizente com a inocência e felicidade da vida.

Contudo, isso precisa sim acontecer, mas não significa que você não pode ler um livro para o seu filho que possua cores escuras ou que abordem personagens do mal ou algo do tipo. Esses elementos fazem parte da literatura — e da vida — e ao contrário do que muitos pensam, não são prejudiciais à criança.

5. Conforme a idade aumenta, o número de páginas lidas também precisa aumentar 

A quantidade de páginas não tem relação com a expertise da criança em relação à leitura. Ler mais não torna o indivíduo mais inteligente do que outro que lê menos, por exemplo.

Isso, por sua vez, pode variar de acordo com a subjetividade de cada pessoa. Assim como nós adultos às vezes preferimos ler algo objetivo e menos extenso, as crianças às vezes podem preferir também. Já outras, podem se interessar por livros grandes e histórias maiores. Contudo, isso não se correlaciona com a idade do indivíduo.


Interessante, não é mesmo? A leitura na infância pode proporcionar experiências incríveis para o seu filho. Que tal incentivar esse hábito dentro de casa? Entre na nossa lojinha virtual e adquira as melhores histórias para ler junto com seu filho!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças Jovens

A importância de barrar estereótipos que distorcem a primeira impressão

A nossa percepção de mundo é formada por conclusões de situações que já vivemos, aprendemos e repetimos a cada novo...
Leia mais
Autores Crianças

Telma Guimarães: autora infantil há 35 anos encanta com suas histórias 

Telma Guimarães, que foi uma criança extrovertida e inundava as aulas de Português e Desenho com sua imaginação e criatividade...
Leia mais
Crianças

A importância do pai no desenvolvimento infantil: benefícios de criar conexão

A dádiva de ser pai é poder participar do desenvolvimento de uma criança desde a sua formação na gestação até...
Leia mais
Atividades

Pega a visão! Exploradores do mundo e o fantástico viajante da vida cotidiana

Pega a visão! Lendo o mundo nas entrelinhas. Se liga que o presente é coisa do passado! Um monte de...
Leia mais
1 2 3 27