A leitura na infância é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança tanto em termos de alfabetização, quanto nos quesitos relacionados à aprendizagem e formação do indivíduo como ser social.
Entretanto, para algumas famílias há certa obscuridade rondando o tema, pois muitos mitos são ditos e reditos sobre a leitura na infância. Neste artigo, vamos desmistificar alguns deles para que você saiba realmente o que é verdade e o que não é.
Confira com a gente cinco mitos sobre a leitura na infância!
1. Livros para crianças não podem abordar temas complexos
Quando falamos sobre livros infantis é comum relacionarmos o objeto ao ato da contação de histórias, leituras de fábulas e histórias fofas. Porém, temas complexos não só são necessários de serem abordados como são imprescindíveis para formação do sujeito.
A melhor maneira de educar nossos filhos utilizando os livros é usando os mesmos para induzir assuntos difíceis de serem lidados no decorrer da vida, assim, preparamos nosso pequeno leitor para temas importantes desde cedo.
Além disso, a infância é a fase mais complexa da vida humana, nela, somos expostos a diversas emoções que se fazem presentes pelo resto de nossas vidas. Entendê-las e aprender mais sobre faz parte da construção da criança como um indivíduo e ser único dentro da sociedade.
2. Leituras com imagens são mais eficientes para o processo de alfabetização
Há quem diga que, para crianças pequenas, o melhor tipo de leitura é aquela que contém um número máximo de imagens dentro de seu texto. Acontece que, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Apesar das imagens auxiliarem na associação do conteúdo elas não são o elemento principal para o processo de alfabetização. Aprender a ler e a escrever depende do hábito da leitura, assim como da prática de algumas “técnicas facilitadoras do processo”.
Estas podem ser:
- Ler em voz alta;
- Variar entre gêneros literários;
- Tornar a leitura um hobby.
3. Incentivar a leitura na infância é dar vários livros para meu filho
Incentivar a leitura na infância é muito importante para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, o que muitos pais fazem ao saber deste fato é comprar livros para seus filhos e dar de presente para eles. Porém, o incentivo deve ir muito além disso.
Cientes da importância da leitura, os pais devem praticá-la juntamente com as crianças. Seja lendo em voz alta, perguntando sobre a história ou propondo atividades interativas de acordo com o enredo do livro, essa ação precisa ser feita em conjunto.
O hábito da leitura raramente surgirá diante de suas próprias vontades, por isso, o papel dos pais é de suma importância e a leitura desde cedo deve ser incentivada de formas amplas.
4. Livro infantil deve conter histórias fofas e cores alegres
Assim como o mito de que histórias infantis não podem abordar temas complexos, existe também o de que os livros infantis devem conter histórias fofas e cores alegres. Visto que a infância é vista como uma fase ingênua, há o senso comum que tudo o que é necessário ser abordado nessa faixa etária deve ser condizente com a inocência e felicidade da vida.
Contudo, isso precisa sim acontecer, mas não significa que você não pode ler um livro para o seu filho que possua cores escuras ou que abordem personagens do mal ou algo do tipo. Esses elementos fazem parte da literatura — e da vida — e ao contrário do que muitos pensam, não são prejudiciais à criança.
5. Conforme a idade aumenta, o número de páginas lidas também precisa aumentar
A quantidade de páginas não tem relação com a expertise da criança em relação à leitura. Ler mais não torna o indivíduo mais inteligente do que outro que lê menos, por exemplo.
Isso, por sua vez, pode variar de acordo com a subjetividade de cada pessoa. Assim como nós adultos às vezes preferimos ler algo objetivo e menos extenso, as crianças às vezes podem preferir também. Já outras, podem se interessar por livros grandes e histórias maiores. Contudo, isso não se correlaciona com a idade do indivíduo.
Interessante, não é mesmo? A leitura na infância pode proporcionar experiências incríveis para o seu filho. Que tal incentivar esse hábito dentro de casa? Entre na nossa lojinha virtual e adquira as melhores histórias para ler junto com seu filho!