Cinco mitos sobre a leitura na infância que você precisa saber

A leitura na infância é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança tanto em termos de alfabetização, quanto nos quesitos relacionados à aprendizagem e formação do indivíduo como ser social.

Entretanto, para algumas famílias há certa obscuridade rondando o tema, pois muitos mitos são ditos e reditos sobre a leitura na infância. Neste artigo, vamos desmistificar alguns deles para que você saiba realmente o que é verdade e o que não é.

Confira com a gente cinco mitos sobre a leitura na infância!

1. Livros para crianças não podem abordar temas complexos

Quando falamos sobre livros infantis é comum relacionarmos o objeto ao ato da contação de histórias, leituras de fábulas e histórias fofas. Porém, temas complexos não só são necessários de serem abordados como são imprescindíveis para formação do sujeito.

A melhor maneira de educar nossos filhos utilizando os livros é usando os mesmos para induzir assuntos difíceis de serem lidados no decorrer da vida, assim, preparamos nosso pequeno leitor para temas importantes desde cedo. 

Além disso, a infância é a fase mais complexa da vida humana, nela, somos expostos a diversas emoções que se fazem presentes pelo resto de nossas vidas. Entendê-las e aprender mais sobre faz parte da construção da criança como um indivíduo e ser único dentro da sociedade.

2. Leituras com imagens são mais eficientes para o processo de alfabetização

Há quem diga que, para crianças pequenas, o melhor tipo de leitura é aquela que contém um número máximo de imagens dentro de seu texto. Acontece que, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Apesar das imagens auxiliarem na associação do conteúdo elas não são o elemento principal para o processo de alfabetização. Aprender a ler e a escrever depende do hábito da leitura, assim como da prática de algumas “técnicas facilitadoras do processo”.

Estas podem ser:

  • Ler em voz alta;
  • Variar entre gêneros literários;
  • Tornar a leitura um hobby.

3. Incentivar a leitura na infância é dar vários livros para meu filho

Incentivar a leitura na infância é muito importante para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, o que muitos pais fazem ao saber deste fato é comprar livros para seus filhos e dar de presente para eles. Porém, o incentivo deve ir muito além disso.

Cientes da importância da leitura, os pais devem praticá-la juntamente com as crianças. Seja lendo em voz alta, perguntando sobre a história ou propondo atividades interativas de acordo com o enredo do livro, essa ação precisa ser feita em conjunto.

O hábito da leitura raramente surgirá diante de suas próprias vontades, por isso, o papel dos pais é de suma importância e a leitura desde cedo deve ser incentivada de formas amplas.

4. Livro infantil deve conter histórias fofas e cores alegres

Assim como o mito de que histórias infantis não podem abordar temas complexos, existe também o de que os livros infantis devem conter histórias fofas e cores alegres. Visto que a infância é vista como uma fase ingênua, há o senso comum que tudo o que é necessário ser abordado nessa faixa etária deve ser condizente com a inocência e felicidade da vida.

Contudo, isso precisa sim acontecer, mas não significa que você não pode ler um livro para o seu filho que possua cores escuras ou que abordem personagens do mal ou algo do tipo. Esses elementos fazem parte da literatura — e da vida — e ao contrário do que muitos pensam, não são prejudiciais à criança.

5. Conforme a idade aumenta, o número de páginas lidas também precisa aumentar 

A quantidade de páginas não tem relação com a expertise da criança em relação à leitura. Ler mais não torna o indivíduo mais inteligente do que outro que lê menos, por exemplo.

Isso, por sua vez, pode variar de acordo com a subjetividade de cada pessoa. Assim como nós adultos às vezes preferimos ler algo objetivo e menos extenso, as crianças às vezes podem preferir também. Já outras, podem se interessar por livros grandes e histórias maiores. Contudo, isso não se correlaciona com a idade do indivíduo.


Interessante, não é mesmo? A leitura na infância pode proporcionar experiências incríveis para o seu filho. Que tal incentivar esse hábito dentro de casa? Entre na nossa lojinha virtual e adquira as melhores histórias para ler junto com seu filho!

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

CONTINUE LENDO


Crianças

Cinco mitos sobre a leitura na infância que você precisa saber

A leitura na infância é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança tanto em termos de alfabetização, quanto nos...
Leia mais
Crianças

Confira algumas dicas de livros sobre famílias

Falar sobre família nem sempre é fácil, e de forma geral, é um assunto complexo e que necessita de muita...
Leia mais
Crianças

Top 6 filmes para ver em família!

Você já ouviu falar em tempo de qualidade? Essa é uma das formas em que você pode demonstrar afeto a...
Leia mais
Crianças Jovens

Como usar livros para aprender uma língua estrangeira?

Usar livros para aprender uma língua estrangeira pode ser um bom caminho para uma aprendizagem eficiente do idioma. O conselho...
Leia mais
1 2 3 4 24